Contação de História

"Fortaleza de dunas andantes, a cidade banhada de sol” foi tema da aula de geografia.      
13/02/2020

As transformações nas paisagens se refletem na geografia e na literatura das cidades. Com o objetivo de desenvolver uma maior conexão entre as disciplinas de História e Língua Portuguesa, buscando compreender essas transformações, em especial aquelas que ocorreram no espaço geográfico de Fortaleza, alunos do 6º ano experimentaram uma aula diferente.

Durante as aulas de Geografia da professora Andriza Alves, eles participaram de rodas de contação de história em torno da obra "Fortaleza de dunas andantes, a cidade banhada de sol”, do escritor cearense Flávio Paiva.      

O jardim da Escola foi cenário desses encontros nos quais os alunos trouxeram a partir do livro, reflexões sobre as mudanças que ocorreram na capital cearense. Indagações em torno da questão: da origem de Fortaleza aos dias atuais, quais elementos passaram a predominar nessa paisagem e como podemos diferenciá-la hoje do que já foi?

“Desse modo, promovemos uma conexão com a Fortaleza de ontem e a que se desenvolve hoje, dentro do tempo histórico que transforma e constrói essas paisagens”, observa a professora Andriza.

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções