Conto de Encantamento 

Alunos do 4º ano viveram aventuras fantásticas através das contações de histórias e do uso da tecnologia.
05/05/2021

Quem nunca se enredou em um conto de encantamento com suas aventuras, fantasias e superações? Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se envolveram, durante a primeira etapa, com esse gênero textual tão clássico.

"Os contos de encantamento fazem parte das nossas narrativas de vida! Eles nos acompanham desde nossos primeiros livros, envolvendo-nos com a magia, reinos, príncipes e princesas!”, explica a professora Patrícia Fortes. 

Para contribuir com uma aprendizagem mais significativa, as professoras do Núcleo de Arte Andréa Piol e Carol participaram de uma das aulas com contação de histórias e uma atividade interativa com os alunos. “Eles ouviram histórias, questionaram acontecimentos, experimentaram a literatura e construíram suas versões de uma maneira lúdica e prazerosa”, diz Patrícia.

Os alunos da professora Natália Ferreira vibraram com a criação de um Escape Room cheio de enigmas e uma narrativa envolvente para concluir o conteúdo. “Através da escuta dos alunos, vi o interesse pelos enigmas e pensei em criar esse Escape Room levando em consideração o conteúdo estudado e o nível deles. Para chegar ao final, eles tinham que entrar nas salas de fuga, resolver os desafios encontrados ali ou serem levados para outros ambientes até conseguir decifrar o enigma inicial”, empolga-se Natália com o envolvimento dos alunos.

Os alunos se dividiram em grupos, organizaram-se e seguiram a narrativa, tendo um mapa como referência, até chegar ao objetivo final, que era encontrar a mensagem deixada pela professora. “Foi uma experiência muito válida e um aprendizado muito significativo. Ao final, eles escolheram personagens para vivê-los adaptados ao nosso contexto atual”.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções