Contos Tradicionais do Brasil – Toontastic

O exercício de retextualização foi desenvolvido pelos alunos do 6º ano. 
26/08/2020

A professora Márcia Serra lançou aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o desafio metodológico: a retextualização do gênero textual "Conto" em "animações 3D", a partir do aplicativo "Toontastic".
Denomina-se retextualização o processo de produção de um novo texto a partir de um outro já existente. “Embora esse processo aconteça naturalmente, não é mecânico, pois envolve operações complexas que interferem tanto na linguagem e no gênero como no sentido, porque é um novo texto que será produzido”, explica Márcia ao enumerar cada passo que o exercício potencializa no aprendizado: “Trata-se de atribuir novo propósito à interação, além de redimensionar as projeções de imagem dos interlocutores, de seus papéis sociais e comunicativos, dos conhecimentos partilhados, das motivações e intenções, do espaço e do tempo de produção e recepção”.

O que no início era apreensão virou superação. “No começo, fiquei com um pouco de dificuldade porque eu tinha que dublar as vozes e, ao mesmo tempo, movimentar os personagens. Mas depois descobri um truque e, no final, fiquei muito orgulhosa de mim mesma, porque tudo saiu como desejado. Os bonequinhos estavam se movimentando corretamente, a voz ficou boa, a música ficou legal. Ainda bem que tudo deu certo e todo mundo adorou, inclusive eu. Muito obrigada por tornar esta avaliação contínua mais divertida e criativa”, agradece a aluna Helena Vieira. 

Raphael Martins também comemora o resultado: “A minha experiência com o Toontastic foi muito boa. Eu não imaginava que fosse ser tão legal. No começo, não vou mentir que estava achando chato, mas, quando comecei a fazer, fui criando gosto. As duas histórias que escolhi foram ‘O Sapo e O Coelho’ e ‘A preguiça’. Infelizmente, eu demorei um pouco para fazê-las. No fim, fiquei bem feliz com o resultado. Foi muito bacana ter um contato com as HQs da forma on-line. Articular os movimentos, fazer as falas, colocar a música e adaptar os lugares das cenas foi interessante”.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.