Criações Literárias 2019

Lançamento no dia 5 de novembro, às 19 horas, no Ginásio da Escola.    
29/10/2019

O professor, poeta e escritor André Araújo conhece de pertinho a escrita dos alunos, de uma convivência profícua em sala de aula, do ir e vir das palavras que se aprimoram com o passar do tempo. É dele o prefácio do Criações Literárias deste ano, um belo texto que anuncia "sonhos palpáveis que voam no papel".

Lançamento da coletânea no dia 5 de novembro, às 19 horas, no Ginásio da Escola.

 

 

SONHOS PALPÁVEIS QUE VOAM NO PAPEL

 

...Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios...

(Manoel de Barros)

 

 

Escrever poesias, especialmente em nossos dias, é como distribuir frutos e flores num terreno árido como Os SERTÕES euclidianos, é pensar sobre a relação entre o poder das palavras e o trabalho árduo do poeta ao utilizá-las como TECENDO A MANHÃ cabralina, é compreender que a poesia nasce sempre livre, rebelde, utópica e engajada como uma ave PATATIVA.

O projeto CRIAÇÕES LITERÁRIAS é a revelação da alma através da poesia e não há como não se emocionar quando assistimos a isso da maneira mais plena e sincera. A sublimação dos jovens escritores que enxergam o mundo de maneira viva e cheia de uma magia que encanta. Tudo isso harmonizado com um belo trabalho feito pelos professores, MESTRES nesse processo de criação.

Carlos Drummond de Andrade na sua genialidade dizia que o poema está cá dentro
inquieto, vivo e às vezes não quer sair, mas em algum momento inunda a vida inteira. É nesse propósito que tantas vezes percebemos nas produções literárias dos nossos meninos esse inundar-se.

Os versos e as prosas possuem tanta riqueza e profundidade que nos surpreendemos com o olhar apurado de Carolina Maria do 6º Ano, personificando o tempo: “Posso ser cronometrado,/Mas nunca controlado/ Vocês podem até lutar,/Mas nunca vão ganhar/Eu controlo suas vidas/Isso não podem negar.” Ou nos certificamos que estamos no caminho certo quando atentamos para a reflexão através da  consciência social de Caio Karbage do 3º. Ano do Ensino Médio: “Dessa vez, o príncipe não virou um chato/A majestade, na verdade, foi obrigada a viver a realidade/Pois lhe tiraram tudo antes do primeiro ato/E, como justificativa, falaram-lhe sobre uma tal de desigualdade.” É o fazer literário na Escola nos alertando que devemos ser gauches na vida.

 Nossos alunos conduzem sonhos, navegam em mares nunca e sempre dantes navegáveis, inspiram o nosso planejar, remetem-nos a risos e choros, rápidas lembranças e a solidez da memória, conduzem-nos a canções e desabafos. Assim é a poesia do CRIAÇÕES LITERÁRIAS, possui gratidão necessária, sonhos palpáveis e a incrível imaginação que voa no papel, tornando todos nós seres humanos melhores, em um mundo que precisa de mais amor e menos ódio.

 Vida longa à POESIA, vida longa ao CRIAÇÕES LITERÁRIAS!

André Araújo
Professor, poeta, escritor.

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções