Deu 980 na Redação do ENEM!

Para se superar na nota de Redação, Miguel percebeu que era preciso conhecer bem as regras, a estrutura do texto e as normas da escrita.
17/02/2023

Miguel Ângelo Brandão Araújo chegou bem perto de fechar a prova de Redação no ENEM 2022, tirou 980, o tal “mil quebrado”, uma nota que é resultado de muita dedicação e foco, de uma estratégia bem-sucedida de perceber que seu forte são as palavras e dedicar-se a elas compensando o peso das exatas, nem tão amigáveis. Miguel sempre foi um bom leitor de literatura, poesia, sempre gostou de escrever de modo livre, como permitem os textos literários.

Para se superar na nota de Redação do ENEM, percebeu que era preciso conhecer bem as regras, a estrutura do texto, as normas da escrita e lapidar as questões trazidas. O tema da Redação veio como um alívio: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Ele tinha repertório sociocultural, conhecia os fatos históricos e os artigos da Constituição que garantem os direitos dessas comunidades.

O legado vem das aulas na Escola, das redações tão cuidadosamente corrigidas pelo Laboratório de Redação, mas também de sua visão social. O futuro estudante de Direito quer se tornar um defensor de direitos para todos. “Gosto muito de lidar com as pessoas, de ler, conhecer os pormenores das leis, que são a garantia de justiça social. As leis devem chegar e serem cumpridas onde o Estado é ausente, não chega”, afirma Miguel.

Os domingos de 2022 eram dedicados à redação. Ele escrevia, cronometrava, simulava uma prova de ENEM e depois tinha o dia livre para espairecer e descansar. Até que chegava a segunda-feira e começava a rotina de estudos novamente. Aos domingos, no pódio, só a Redação. Deu 980! Que venha o SISU e a vaga tão almejada no curso de Direito da UFC.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.