Dia dos Povos Indígenas

A data simboliza a cultura, os valores e as lutas de resistência das comunidades indígenas no Brasil.
18/12/2023

Dezenove de abril é dia dos Povos Indígenas ou Povos Originários. A data simboliza a cultura, os valores e as lutas de resistência das comunidades indígenas no Brasil. No Colégio Santa Cecília, o tema é transversal a muitos projetos e não há uma data específica para gerar reflexões acerca do tema. Está na Educação Infantil, especialmente na exploração e apreciação da literatura produzida por autores indígenas ou que simbolizam a cultura dos povos originários de nosso país. Além disso, aqui na Escola, também vivenciamos projetos que atravessam o ano como o “Raízes do nosso povo: lendas que encantam o Brasil”, realizado na conclusão da Educação Infantil no ano letivo de 2022.

No Ensino Fundamental, o conhecimento sobre os povos indígenas se revela em muitos projetos. Agora mesmo, as crianças do 3º ano estão concluindo o projeto "Conhecendo Fortaleza", em que exploram as origens da cidade onde vivem também a partir das etnias indígenas. As aulas de História e os Itinerários Formativos também discutem, no Ensino Médio, as origens, as etnias e as lutas dos povos indígenas e o contexto no qual vivem hoje, que também é frequentemente refletido nas provas de redação. Os primeiros habitantes desse país chamado Brasil nos ensinam a respeitar a natureza e a diversidade.

Na Biblioteca Madre Agathe Verhelle, há muitas opções de literatura infantil escrita por autores indígenas. Passe lá e escolha um bom livro para conhecer melhor essas culturas sob o olhar de quem as vive.

A foto é um registro das apresentações do projeto “Raízes do nosso povo: lendas que encantam o Brasil”, no qual as crianças abrem seus portfólios com trabalhos que desvendam o país a partir de seus povos originários e suas lendas.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.