Dia Mundial do Teatro

Apresentação do Grupo de Teatro SC, dia 27 de março, às 18h30min, no auditório.
24/03/2017

O Dia Mundial do Teatro será celebrado no Santa Cecília em grande estilo: apresentação da mais recente montagem do Grupo de Teatro da Escola. A sessão única será na próxima segunda-feira (27 de março), às 18h30min, no auditório. Aberta ao público (funcionários, alunos e familiares).

O Grupo de Teatro do Santa Cecília é dirigido pela professora e atriz Andréa Piol, coordenadora do Núcleo de Arte. O objetivo principal do grupo é trabalhar a arte cênica como ferramenta para a educação, investigando a arte do ator e experimentando encenações de estéticas variadas. Os espetáculos trazem sempre um novo elenco à cena.

Sobre o Grupo de Teatro

O grupo se inicia em 2007, com a montagem de A Farsa da Boa Preguiça, tendo a cultura popular como elemento de estudo para a arte cênica. Em 2008, o grupo estreou A Megera Domada aprofundando o conhecimento sobre a dramaturgia de Shakespeare. A montagem de 2010, PESSOAS, proporcionou ao grupo uma experiência mais contemporânea, na qual os alunos criaram sua própria dramaturgia.
O Bem Amado, clássico do teatro brasileiro, foi objeto de estudo em ano eleitoral (2010). No ano seguinte, o grupo atuou no grandioso projeto do Núcleo de Arte de criação de musicais, com a montagem de A História de Cecília, celebrando o centenário da Escola. Em 2012, o retorno à obra de Shakespeare levou à cena Sonho de uma Noite de Verão. O segundo musical, A Noviça Rebelde, foi criado em 2013. De lá para cá, já foram montados os espetáculos Confissões de Adolescente (2014) e o Musical Grease (2015).
“Fazendo esse retrospecto, vemos motivos de sobra para celebrar, nesse dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. Contamos com a presença de todos, pois o acesso é livre!”, comemora Piol.

 

Sobre o espetáculo

A montagem que o Grupo de Teatro traz à cena é uma divertida adaptação do texto original de Ariano Suassuna. A proposta permite aos atores uma criação livre, em coerência com as questões abordadas no roteiro e com a estética sugerida pelo mestre Suassuna. Ao estudar e compreender mais profundamente a obra, os alunos ganham maturidade para representar com mais verdade os personagens e ambientes da história. Essa é a segunda montagem desse espetáculo, a primeira foi em 2007. Agora, com novos atores no elenco, temos a oportunidade de dar boas risadas com uma comédia de costumes tão brasileira.

Joaquim Simão é um poeta humilde, que vive de escrever cordel e se recusa a trabalhar de outra maneira. A família passa fome, mas sua preguiça de desenvolver qualquer outro trabalho o impede de ganhar algum dinheiro. Nevinha, sua esposa, é amorosa e dedicada, assume os afazeres da casa e tenta incentivar o marido a garantir o sustento das crianças. Todavia, Simão só quer descansar e pensar na vida. É um homem sossegado, alegre e esperançoso; que vive sem se preocupar com nada e tem muita fé.
Seu Aderaldo, por outro lado, é um homem rico, casado com Dona Clarabela, uma pseudo-intelectual que por fora se faz de culta e virtuosa, mas na verdade é cheia de futilidades. Os dois são infelizes no casamento e não desfrutam da riqueza que têm. Seu Aderaldo trabalha demais e sua esposa vive de caso com outros homens. Eles não se conformam com o fato de Simão e Nevinha serem pobres e de bem com a vida, resolvem então atrapalhar a felicidade do casal.

 

ATORES – PERSONAGENS

Alicia Paixão – Manuel Carpinteiro
Alice Bittencour– São Pedro
Andressa Freitas– Miguel Arcanjo
Isabela Nakamura – Nevinha
Vinicius Menezes – Joaquim Simão
Flávia Nóbrega – Clarabela
Maria Eduarda Martins – Aderaldo Catacão
Mário Henrique – Lúcio/ Frade/ Macaco
Marina Florêncio  - Cancachorra / macaco
Liv Magalhães – Soldado/ cavalo

Ficha Técnica
Direção: Andréa Piol
Assistência de direção: Wagner Chaves
Figurinos: O grupo
Criação e execução cenográfica: Francisco Damião Dantas (Tchêsco) e equipe
Coordenação do Núcleo de Artes CSC: Andréa Piol
Produção: ACDMAV - Associação Cultural e Desportiva Madre Agathe Verhelle
Realização: Colégio Santa Cecília

Serviço
Celebração do Dia Mundial do Teatro
Apresentação do espetáculo A Farsa da Boa Preguiça
27 de março, 18h30min, no Auditório da Escola.
Acesso Livre!

Notícias Relacionadas

As matrículas estão abertas, exclusivamente pelo site da ACDMAV (http://www...
O grupo cantou músicas natalinas, na Praça de Alimentação do Shopping Riomar.
A Turma do Limoeiro, de Mauricio de Sousa, pode ser a nossa turma de amizades sinceras...