Disciplina Projeto de Vida

O intuito é desenvolver as competências socioemocionais e a promoção do ser humano dentro da sua integralidade.
24/11/2020

Uma disciplina que chega como um presente para alunos, escolas e para a educação de modo geral, pois traz alicerces para a construção de um projeto de vida em um momento tão delicado e transformador que é a adolescência. A disciplina Projeto de Vida, já presente no 1º ano, estreia, em 2020, no 2º ano do Ensino Médio, e tem como intuito o desenvolvimento das competências socioemocionais e a promoção do ser humano dentro da sua integralidade, considerando não apenas o aspecto cognitivo, mas também o saber fazer e o querer fazer.  

“É uma formação que gera no estudante a necessidade de conhecer sua identidade, de se reconhecer como participante de um grupo, de um lugar no mundo. As discussões em sala têm sido muito ricas porque trabalhamos a dimensão do autoconhecimento, a relação com o outro, alguns conceitos básicos que às vezes se perdem entre os meninos”, define o professor de Ensino Religioso Bonifácio Vieira. 

A disciplina trabalha também aspectos de empreendedorismo, questões que serão aprofundadas no 2º ano, mas os alunos já fizeram um planeamento em suas necessidades básicas e secundárias. Os hábitos e as emoções também ganham relevância com o trabalho voltado à inteligência emocional, aos pensamentos e às experiências, bem como à necessidade de praticar a gratidão. “São reflexões que vão abrindo um leque de profissões e aptidões que eles trazem em si. Os alunos trabalham, ainda, identidade e comunicação, marketing pessoal, feedback etc., ferramentas para que possam construir seus projetos de vida”, ressalta o professor. 

A resposta tem sido muito positiva, uma disciplina que trabalha a partir dos eixos socioemocional, vocacional e de empreendedorismo e que veio para ficar, ajudando os alunos a serem mais críticos, mais criteriosos, reconhecendo com mais clareza as suas escolhas.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.