Empatia nas aulas de Filosofia

A professora Gleyciane adota novas estratégias para ajudar as crianças a compreenderem os conceitos.
13/07/2020

Você sabia que a empatia é um superpoder? Com ela, você pode descobrir e sentir o que o outro sente. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão praticando a empatia nas aulas remotas de Filosofia e, com a professora Gleyciane, estão refletindo sobre como agir com respeito e gentileza nas situações diárias. Assim, desde pequenos, sabem se colocar no lugar do outro e têm iniciativa para ajudar aqueles que precisam.

“As aulas de Filosofia são dialogadas, tendo como foco a opinião da criança diante das situações do dia a dia. A temática empatia traz o conceito (decodificar os sentimentos do outro e se colocar no seu lugar), a reflexão e o incentivo a sua prática nas situações cotidianas”, define a professora Gleyciane.

Ela aborda o tema de muitas maneiras, trazendo situações cotidianas, jogos, e as crianças reagem trazendo suas percepções do que é empatia. “É tipo assim, quando uma pessoa está chorando e alguém ajuda”, resume uma das crianças. 

Quando uma colega chora porque tirou nota baixa, o que você faz? Uma das meninas tem a solução: “Não tem problema, a nota não importa, na próxima prova ela pode estudar mais”. O tema do futebol anima os meninos. Quando um jogador barra o outro porque não é um craque, o que você diria? “Como vai ficar bom no jogo se não deixarem ele jogar?”, devolvem a pergunta. 

Cair durante as brincadeiras, uma situação muito comum, o que fazer com o colega? “Ajudar, ora! Gentileza gera gentileza”.

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...