ENEM 2020

Neste final de semana, começam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
15/01/2021

O ano de 2020 foi um tempo de preparação muito desafiador, que revelou a capacidade de superação, adaptação e o comprometimento de alunos e de toda a equipe do 3º ano do Ensino Médio. Nossos alunos estão bem preparados, foram acolhidos pela Escola nas suas espiritualidades, subjetividades e como coletivo. Seguimos confiantes e na torcida por cada um deles.    

O ENEM começa neste domingo, dia 17 de janeiro. Por isso, reunimos aqui algumas orientações do INEP para que as provas sejam bem aproveitadas e não haja contratempos.  

As provas ocorrerão em dois domingos, 17 e 24 de janeiro, no turno da tarde. Fiquem bastante atentos aos horários:

11h30min - abertura dos portões
13h - fechamento dos portões
13h30min - início das provas
19h - término das provas do primeiro dia
18h30min - término das provas do segundo dia

Reproduzimos abaixo outras orientações fundamentais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o Enem 2020, algumas adotadas pela primeira vez em função da pandemia: 

- Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília). Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de COVID-19

 - Uso de máscaras de proteção facial, cobrindo nariz e boca, durante toda a aplicação será obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. 

- A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecido pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas. Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação. A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos. A revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitará os protocolos de prevenção. 

- É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.

- Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de aplicação. O documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame e registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante. 

- A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

- Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

- Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

- Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

- Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.

Confira o Edital do Enem 2020 impresso
Acesse o site do Enem
Acesse a Página do Participante
Acesse o Perguntas Frequentes do Enem
 
FONTE: Inep

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...