Esportes coletivos na Educação Física 

O que era prática se tornou conteúdo teórico no contexto de isolamento social.
16/12/2020

Esportes coletivos são quase unanimidade entre os praticantes de exercícios físicos. No Colégio Santa Cecília, é o conteúdo de Educação Física predileto dos alunos, está presente em duas etapas das aulas.
Este ano, o desafio era como manter o tema em dia sem a possibilidade de praticar, ocupar as quadras, ter contato físico.

A alternativa foi trabalhar os quatro esportes coletivos desenvolvidos na Escola de forma teórica. Futsal, vôlei, basquete e handebol foram apresentados com uma linguagem diferente, levando os alunos a conhecerem o histórico de cada um deles, as alterações desde a criação, as evoluções, regras do regulamento que foram se alterando e até aspectos culturais, o esporte como espetáculo e cultura corporal do movimento.  

Com a contribuição dos técnicos da Escola, os professores de Educação Física apresentaram os fundamentos e suas execuções, as ações dos jogos, as posições dos esportes, questões estratégicas e táticas do esporte em si. O que, em princípio, foi estranhamento, não praticar nas quadras, tornou-se uma perspectiva diferente de se aprimorar nos jogos. 

“Procurei trabalhar as regras a partir das próprias vivências dos alunos, a exemplo de experiências que tiveram nos jogos da SICE. O grande momento dessas aulas teóricas é a apropriação do regulamento e das regras do jogo, entendendo-o como um todo e não somente como um momento para se mexer e se divertir. O esporte é tudo isso, mas é também um jogo norteado por regras, regulamentos, limites, e eles estão se apropriando disso”, avalia o professor Gustavo Salgado. 

O trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Física ao longo destes meses é uma prova de que podemos superar as dificuldades e fazer do corpo um aliado.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções