Experiências no Universo

As crianças do 3º ano tiveram uma experiência imersiva que não será esquecida.
12/12/2023

“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. A frase foi dita pelo astronauta Neil Armstrong assim que tocou o solo lunar, em 1969. O feito histórico jogou luz sobre a importância da ciência, inspirou novas carreiras e mostrou que fronteiras podem ser quebradas até no espaço.

A Escola é lugar de inovação e de superação das fronteiras. As crianças do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram uma experiência imersiva que, nas palavras de Theo Bastos Fernandes, não será esquecida. “Eu, literalmente, nunca vou me esquecer desta experiência. Quero visitar o Museu da NASA na vida real e saber se os aliens realmente existem”.

Teo se refere ao projeto “Experiências no Universo”, uma parceria entre as professoras do 3º ano e o Setor de Tecnologia Educacional. As crianças estão estudando em sala de aula conteúdos relativos ao Universo e nada mais inovador do que montar uma exposição interativa em que elas conseguissem se transportar para outros planetas, tornando-se corpos celestes. Estimulados pelas professoras, os alunos criaram, com a ajuda das famílias, fantasias interplanetárias com material reciclado. No dia da exposição, vieram cientistas, alienígenas, planetas e até o astro maior: o Sol.

“A exposição foi dividida em três estações: a primeira disponibilizou óculos de realidade virtual para as crianças, propiciando uma imersão nos planetas, nos satélites, nos astros; na segunda estação, elas tiveram acesso a vários aplicativos de realidade aumentada; na terceira, fizeram tours virtuais por diversos ambientes de exploração espacial, como a NASA”, detalha Rosane Serra, coordenadora da TE.

Uma pequena dupla de alienígenas, Valentina e Lina, perambulavam pela exposição recém-chegadas de Marte. “O que mais gostei foi dos óculos de realidade virtual. Senti um frio na barriga quando olhei para o chão e parecia que ia cair”, diverte-se Valentina.

“Eu aprendi coisas interessantes, que existem estrelas maiores que o Sol”, afirma Lina.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!