Exposições da SICE

Diversidade intrigante: Sistema Solar, Revolução Industrial, Vida Aquática, Gastronomia Indígena, Vale do Silício...
23/08/2016

Há uma coisa que é unanimidade: procurar no google! Parece que lá, procurando com paciência, tem tudo.

Certo. Mas a experiência da última noite, ao visitar os estandes repletos de equipes expondo suas pesquisas, permite um conhecimento diferente do que o google oferece. Ali, encontramos o vivido.

Os temas eram os mais diversos e inesperados, uma grande feira envolvendo pessoas, ideias, sentimentos, energia, dedicação e expectativas.

Em meio ao burburinho, uma mãe fala orgulhosa: "Por alguns minutos o estande da equipe da minha filha era o mais concorrido, ficou muito interessante", diz, misturando alegria e orgulho.

A alimentação era o tema principal de um dos estandes. As “doutoras” Isabel, Denise, Daniele, Isadora, alunas do 6º ano, só para citar algumas, apresentavam com propriedade o tema “Nutrição, transtornos alimentares”. Ao final, uma pergunta pra saber se o aprendizado já estava internalizado. E vocês, se alimentaram bem hoje?

Alguns sorrisos denunciavam um certo sim e não.

Diversidade intrigante: Sistema Solar, Revolução Industrial, Vida Aquática, Gastronomia Indígena, Vale do Silício, Luz, Ilusão, Deficiência, Lua...  claro, tudo interligado a várias áreas do conhecimento.

O que também não pode ser “capturado” no google é o desejo de surpreender e a capacidade crítica do olhar juvenil. Esse filtro feito de esperança e do desejo de reinventar o mundo, como nos trabalhos: "Corrupção: o que tenho a ver com isso?” ou “A mulher na sociedade" ou o "Mito do Sexo Frágil".

A conclusão é que o conhecimento produzido nas exposições da SICE estava sendo construído e compartilhado.

Ao final, já no momento de desmontar os estandes, havia um vai e vem de familiares carregando ventiladores, araras feitas com garrafas pets e uma infinidade de parafernálias. Sim, os pais também vivenciam a SICE, pesquisam junto e dão uma valorosa contribuição.

Já quase deixando a Escola, uma das garotas que estava expondo se aproxima e me pergunta: você estava avaliando o nosso trabalho? Minha resposta foi imediata: não, estava aprendendo com você!

Ivan Guimarães
Coordenador do Setor de Comunicação
 

Notícias Relacionadas

Nas aulas de Geografia, os alunos desenvolveram a simulação do crescimento de uma cidade.
Nosso pódio reúne 7 medalhas de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze.
Inscreva-se nas Aulas Preparatórias para as Olimpíadas.