Giuseppe Arcimboldo no Bilíngue

As crianças do 1º ano ampliaram o vocabulário relacionado à comida produzindo arte. 
08/10/2021

As aulas de Inglês do Segmento Bilíngue também trouxeram instigantes desdobramentos ao tema do Brincarte deste ano, "A Arte é nossa". Ao mesmo tempo em que ampliaram o vocabulário relacionado à comida (tema da unidade 7 do livro da International School), as crianças também puderam interagir com maneiras inusitadas de produzir arte. 

“Em um primeiro momento, as crianças foram apresentadas ao pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, cujas obras principais incluem a série “As quatro estações”. Nesse trabalho, ele usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A partir daí, surgiram vários questionamentos sobre quais os elementos que o artista maneirista priorizava ao compor sua arte e quais poderíamos utilizar na confecção de nossas releituras das obras”, explica a professora Ludmila Paiva. 

A troca de ideias entre as crianças resultou na construção de uma colagem individual de uma fisionomia humana, utilizando imagens de frutas e verduras, assim como galhos, folhas, flores e arroz colorido. A experiência foi desenvolvida em sala. Na exposição interativa do Brincarte, as crianças construíram outro tipo de releitura das obras de Arcimboldo, agora usando a técnica da fotografia. Em pares, os alunos escolheram frutas e verduras reais para substituir partes do rosto a fim de que o amigo pudesse registrar através da foto. 

“O mais interessante foi possibilitar às crianças a oportunidade de conhecer a estética de um artista renomado, assim como estimulá-las a usar a criatividade através de diferentes linguagens artísticas, como fotografia, colagem e pintura; tudo isso em inglês. Exploramos estruturas linguísticas para que elas descrevessem, principalmente, as partes do rosto, as estações do ano e as preferências alimentares. O resultado foi muita diversão, arte, alegria e o uso da língua inglesa”, empolga-se Ludmila.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções