Laboratório de Redação 2020

As aulas começam a partir do dia 10 de fevereiro, para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
30/01/2020

O ano letivo no Colégio Santa Cecília começou cheio de boas novas: 54 alunos obtiveram nota acima de 900 na Redação do ENEM, que exige leitura e muito trabalho, além da capacidade de defender um posicionamento crítico apoiado em argumentos consistentes e conhecimento de mundo.

Atenta ao desenvolvimento dessas habilidades, a Coordenação Pedagógica do Santa Cecília desenvolveu há cerca de dez anos o Laboratório de Redação, voltado a alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Em setembro de 2019, o trabalho do Laboratório foi estendido para o 3º ano.

Em 2020, o Laboratório de Redação torna-se uma disciplina, ou seja, um componente curricular que envolve todos os alunos do Ensino Médio. Os atendimentos acontecem no turno da tarde, quinzenalmente, e os alunos são divididos em grupos. Eles recebem um Caderno de Temas propostos pelos professores, a serem desenvolvidos ao longo do semestre.

“Os temas serão desenvolvidos previamente, seguindo a sequência, e os alunos já chegam aos atendimentos com os textos prontos, para serem avaliados individualmente de acordo com os critérios exigidos pelo ENEM”, esclarecem a professora Flávia Radeke, Coordenadora do Laboratório de Redação, e Sâmia Araújo, Coordenadora da Área de Linguagens. Elas ressaltam que haverá um rodízio de professores, portanto a produção textual dos alunos ao longo do semestre será avaliada por olhares distintos.

“Serão momentos dedicados à orientação sobre a tipologia textual, a norma padrão, os aspectos textuais e o repertório sociocultural. Divididos em encontros: correção individual e reescrita. Apesar de o Laboratório de Redação e a Redação serem componentes curriculares diferentes, a proposta é que haja interação, garantindo de forma integral a evolução do aluno em relação às habilidades de escrita”, ressalta Tereza Calife, Supervisora Pedagógica do Ensino Médio.

Mãos à obra!

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.