Matemática no TE
Laís Costa (4ºC) vai no centro da questão: “Enquanto a gente aprende, se diverte”, diz a menina, empolgada com as estratégias adotadas pelas professoras de matemática do 4º ano e o Serviço de Tecnologia Educacional da Escola para facilitar o aprendizado.
Compreender os ângulos ficou muito mais simples à medida em que ganham movimento e outras interações através dos programas de informática. “Fica mais fácil identificar porque parece que estamos em um jogo e os ângulos vão ganhando vida”, opinam Maria Sofia e Maria Clara, empolgadas com as novas metodologias.
Luana Lima chama a atenção para outro detalhe: “No laboratório, estudamos em dupla, interagindo, fica tudo mais fácil”. Além da parceria, o conhecimento chega mais rápido, porque é mais interativo. “A gente também aprende ao observar o próprio ambiente, como o ângulo das salas de aula”, observa Liz Chialar.
Através dos programas, os alunos vão, por exemplo, identificando os ângulos das pirâmides do Egito, abrindo novas possibilidades e avançando em novas etapas. Leticia Maria fecha a questão. “A matemática está em tudo na nossa vida. Até para não bater na porta, você faz um cálculo”, sintetiza.