Material de Apoio Pedagógico - Vídeos - 2º ao 5º

Uma série de VÍDEOS cheios de possibilidades.
31/03/2020

A dimensão afetiva ocupa lugar central,
tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Henri Wallon

 

Seguem sugestões de atividades a serem desenvolvidas de acordo com a Orientação de Estudos e Rotina.

 

30/03/2020

 

A Cidade Ideal - Artes - 4ºano - Aládia Quintella

Acesse: https://youtu.be/1mRF-GK7TEs
Pesquisar no YouTube a música A Cidade Ideal. Ouvir a música com a leitura simultânea do livro Os Saltimbancos, na página 15. Criar um desenho para a cidade que o cachorro imaginou, um desenho para a cidade que a gata imaginou e um desenho para a cidade que a galinha imaginou. 
A atividade proposta objetiva incentivar a pesquisa digital, estimular a interpretação de texto e trabalhar, além da escuta musical ativa, a criatividade expressa nos desenhos. 

 

Partitura Alternativa - Artes - 4° e 5° ano EF - Aládia Quintella

Acesse: https://youtu.be/yOF5iAUI5lQ
Assistir à explicação do vídeo que mostra a associação das figuras ao tempo que o som deve permanecer soando. Desenhar em uma folha três compassos, cada um com 4 tempos, utilizando as figuras apresentadas no vídeo. Escolher três objetos diferentes na sua casa que possam produzir um som e associar cada objeto a uma figura. Executar a sua partitura seguindo a sequência que você criou. 

A atividade proposta objetiva estimular a criatividade, o improviso, a escuta ativa, além de contribuir para o processo de musicalização.

Brincadeiras lúdicas - Filosofia - 4º e 5º ano EF - Diego Nunes

Acesse: https://youtu.be/WyHBbIbqIG8
As atividades propostas pelo vídeo fundamentam-se em uma particularidade filosófica e dinâmica com jogos e brincadeiras, que são inerentes ao universo infantil, estimulando a criatividade e a ludicidade da criança. Desse modo, desenvolvemos diversas potencialidades, como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, entre outras.

 

Construindo a História - Artes - 5° ano EF - Aládia Quintella

Acesse: https://youtu.be/mKGJP5kFOxk
Sentar em círculo com a família e iniciar a criação de uma história. Em um determinado ponto, você deve parar a história para que outra pessoa da família escolhida por você continue. A pessoa que dará continuidade à história não poderá repetir a última palavra dita. A história só deve terminar até que todos tenham participado. Ao final da atividade, você deverá escrever em um caderno a história que foi criada. 

A atividade proposta objetiva estimular a criatividade, o improviso, a escuta ativa, além de contribuir para a socialização da criança. Ao finalizar a CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA, escreva no caderno a síntese da narrativa que surgiu durante a atividade.

 

 

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas.