Noite de música e literatura

O lançamento do Criações Literárias foi marcado pela música de Vinícius de Moraes
18/11/2013

O lançamento do “Criações Literárias” é daqueles eventos que nos fazem entender que a educação formal é muito mais do que cumprir um conteúdo programático. É ver na postura orgulhosa de alunos/escritores e suas famílias a dimensão de ter um texto literário, autoral, publicado, para muitos, pela primeira vez.

Na noite da última quinta-feira (14 de novembro), o ginásio de esportes deu lugar a um bonito salão de festas. Em cada mesa, adornada com rosas, as famílias compartilhavam a emoção de ver as assinaturas de seus pequenos escritores registradas no livro que reúne versos e prosas de meninos e meninas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O evento era ainda de música e de homenagens. A ex-professora Suelene Oliveira recebeu uma justa e bela homenagem pelos mais de 20 anos em que esteve compondo a equipe de língua portuguesa e que, desde a primeira edição, passou cuidadosamente a selecionar e editar os textos do Criações. “Eu me emociono com esta homenagem porque foram 22 anos nesta casa que sempre me acolheu e me deu colo nos momentos em que eu mais precisava. É uma imensa alegria ver o brilho nos olhos dos alunos quando dizem que escreveram um texto. Foram muitos anos que convivi com isso.”

Vinícius de Moraes “se tornou” música na noite. No palco, revezavam-se alunos e professores interpretando as mais belas canções do “poetinha”. Uma programação verdadeiramente prazerosa! Lia Guabiraba, autora do poema “Cem anos de solidão”, escreveu em uma rede social: “Este texto só existe por causa dos meus queridos professores, que, com enorme paciência e carinho, acolheram minhas angústias, para transformá-las em arte, o único produto humano verdadeiramente apreciável. Obrigada!”

Os livros estão sendo vendidos na ACDMAV (R$ 15,00).

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.