Tecendo Diálogos

O uso de celulares no ambiente escolar: necessidades X riscos

Orientações para o uso responsável da tecnologia pelas crianças e adolescentes
05/08/2024

A decisão dos pais e/ou responsáveis sobre permitir ou não que seus filhos tenham celulares e levem para a escola é uma questão complexa que envolve não apenas a conveniência, mas também aspectos psicológicos, relacionais e de segurança digital. Na perspectiva do desenvolvimento infantojuvenil, é essencial considerar os impactos dessa escolha sob diferentes perspectivas.

Primeiramente, do ponto de vista do desenvolvimento emocional e social, a presença constante do celular pode interferir na capacidade das crianças e adolescentes de se engajarem plenamente nas interações presenciais e nas atividades escolares. A constante distração digital, mesmo com as intervenções contínuas dos educadores e profissionais da escola, pode prejudicar a concentração, reduzir a participação em atividades físicas e recreativas e limitar o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais, como a empatia, a comunicação assertiva e a resolução de conflitos interpessoais.

Além disso, há preocupações significativas relacionadas à segurança online. O acesso desimpedido à internet durante o horário escolar pode expor os jovens a conteúdos inadequados, cyberbullying e interações perigosas com desconhecidos. Estudos mostram que a exposição precoce a conteúdos inapropriados pode afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional, influenciando suas atitudes e comportamentos.

Do ponto de vista educacional, a presença do celular pode desviar a atenção dos alunos dos materiais de estudo e das instruções dos professores, prejudicando o desempenho acadêmico, a absorção do conteúdo e aumentando as situações de indisciplina. A dependência excessiva do celular também pode contribuir para o aumento da ansiedade e do estresse entre as crianças e jovens, especialmente quando se sentem pressionados a estar constantemente conectados e atualizados nas redes sociais.

Em termos de cuidados com a internet, é fundamental que os pais e educadores orientem as crianças e adolescentes sobre o uso responsável da tecnologia. Isso inclui ensinar sobre privacidade, segurança online e a importância de limites saudáveis no uso de dispositivos eletrônicos. Restringir o acesso ao celular durante o horário escolar pode ser visto como medida protetora que promove hábitos saudáveis de uso da tecnologia e os protege de potenciais riscos.

Nosso papel enquanto escola também é de encorajar e incentivar os pais para boas práticas e, portanto, pedimos para considerarem cuidadosamente os impactos psicológicos, sociais e educacionais de permitir que seus filhos usem celulares na escola. A implementação de diretrizes claras e o estabelecimento de limites saudáveis ​​podem contribuir significativamente para o bem-estar emocional e o desenvolvimento positivo no ambiente escolar e familiar.

 

Serviço de Psicologia Escolar - SPE

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