Oficinas Maker no TISC

Em 2021, terá novidade no Tempo Integral: as oficinas Makers farão parte da programação.
03/12/2020

Já se imaginou construindo uma mão mecânica e, com isso, entendendo que a tecnologia pode ser usada para auxiliar pessoas com alguma deficiência? Ou montando seu próprio brinquedo, um estímulo à própria imaginação?

O trabalho Maker significa faça você mesmo, e as crianças colocam literalmente a mão na massa, aprendendo os conceitos através da vivência de experiências. Agora, as oficinas Makers farão parte do currículo do Tempo Integral Santa Cecília.

Através de atividades lúdicas e manuais que auxiliam as crianças no desenvolvimento da coordenação motora, estimulando também a criatividade, o pensamento lógico e a concentração, elas protagonizam seu processo de aprendizagem. 

As dinâmicas respeitam o tempo e habilidade de cada criança, trabalhando, assim, a autoconfiança. Aliado a isso, passam a conhecer alguns componentes de robótica e a montagem de circuitos elétricos simples. O intuito é também entender na prática como resolver problemas do dia a dia com o auxílio da tecnologia. 

Nas oficinas de robótica, os alunos do TISC terão ainda a oportunidade de aprender sobre prototipagem profissional com Arduino e noções de eletrônica e mecânica, podendo montar e programar carrinhos e sensores. 

Ao ingressarem no universo da Programação, os alunos vão conhecer o que está por trás dos atraentes jogos, vídeos que tanto os encantam no dia a dia. Vão aprender várias linguagens de programação através da criação de seus próprios games (2D e 3D), aplicativos e sistemas. Serão apresentadas ao pensamento computacional e sistêmico, desenvolvendo diversas habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, criatividade, foco, concentração, cooperação e trabalho em equipe. Estudarão de forma prática conceitos de física e matemática e, com isso, desenvolverão o domínio da tecnologia. A expectativa é que, como eles criarão o seu próprio conteúdo, consigam materializar o conhecimento, levando-o para a vida.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções