Palestra sobre O Quinze

A conversa é com Lourdinha Leite, professora aposentada de Literatura da UECE.
09/10/2020

O Quinze é o livro mais conhecido, uma obra memorável da nossa escritora Rachel de Queiroz. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que estão estudando O Quinze na disciplina de Redação, têm o privilégio de conversar com a professora Lourdinha Leite, organizadora, juntamente com Cleudene Aragão, da publicação: 100 Anos de Rachel de Queiroz – vida e obra

O encontro foi promovido pelas professoras Patrícia Ribeiro e Márcia Serra, uma possibilidade de se familiarizar um pouco mais com a biografia de Rachel de Queiroz através de quem é uma especialista no tema. 

Lourdinha Leite é professora aposentada de Literatura da UECE. Formada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, da qual é professora adjunta (já afastada). Fez Mestrado em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Pertence à Academia Cearense de Letras, à Academia de Letras e Artes do Nordeste – Ceará, à Academia Ipuense de Letras, Ciências e Arte e à Sociedade Amigas do Livro. 

Publicou os livros de contos A arte de engolir palavras, Editora Bagaço (2002), e Pela Moldura da Janela, Top Books (2011); o ensaio Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos, Editora Pontes (1999); Organizadora, juntamente com Cleudene Aragão, da publicação: 100 Anos de Rachel de Queiroz – vida e obra, Fortaleza: Editora INESP (2010), Barão de Camocim: uma história real tecida com os fios da imaginação, Terra da Luz Editorial (2016).

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções