Pequenos leitores, grandes escritores

O livro possibilitou que as crianças imprimissem em cada narrativa o seu olhar singular para as histórias.
15/12/2022

O projeto da disciplina de Produção Textual, em parceria com a Biblioteca Madre Agathe Vehelle, estimulou nas crianças o processo de autoria nos textos e práticas criativas e prazerosas com a leitura e a escrita. As vivências com a leitura envolveram a mediação e contação de narrativas, desde os clássicos da literatura, como "Pinóquio", "Rapunzel", "A cigarra e a formiga", aos acervos da cultura popular como "As duas panelas" e os ditados populares.

Ao longo do projeto, cada criança recebeu um passaporte para estimular a leitura, registro e avaliação de cada livro lido. A biblioteca foi responsável por carimbar cada leitura que foi para o passaporte. Foram propostas escritas com gêneros textuais diversificados, mas que, simultaneamente, estabeleciam vínculos entre si, como por exemplo a fábula, apólogo, ditados populares.

Foi então iniciado o trabalho com reescritas de narrativas muito conhecidas. No decorrer do processo, as crianças poderiam alterar alguns acontecimentos, depois continuar a história da forma que quisessem e, posteriormente, poderiam escrever histórias apenas com imagens dos personagens, espaço e objeto mágico. Por fim, o livro possibilitou que as crianças imprimissem em cada narrativa a sua visão de mundo e o seu olhar singular para as histórias. O nosso desejo é que as nossas crianças façam, não somente leituras e escritas da palavra, mas sobretudo, leituras de mundo e escritas de suas próprias histórias de vida.

Professoras de Produção Textual: Eva, Gorette e Juliana (Blibiotecária).

 

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!