Preconceito é tema da ONHB

21/08/2015

Lara Aguiar, Camille Nogueira, Ana Silvia, Catarina Ester. Quatro alunas do Santa Cecília, de um grupo de 12, transformaram em texto o modo crítico e combativo de ver o mundo. Elas e os demais chegaram à final da 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil - ONHB, que aconteceu em Campinas (Unicamp), de 13 a 16 de agosto de 2015.

Elas experimentaram pela primeira vez o clima dos encontros de estudantes: pessoas de todo o Brasil, instalações universitárias de grandes dimensões, debates críticos... “A olimpíada de história é muito diferente das outras pelo fato de ser muito coletiva e trabalhar com temas atuais. Ali todo mundo queria compartilhar conhecimento, interatir com os outros participantes”, observou Ana Silvia.

Ceará e Rio Grande do Norte na dianteira em termos de representação e animação. Foram 68 equipes do nosso estado, 55 do Rio Grande do Norte e o mesmo número de São Paulo, estado que sediou o evento. Lara explica como a última etapa se organizou: “O preconceito era o tema gerador da Olimpíada. Tínhamos três horas para fazer a prova, discutindo especificamente racismo e machismo. Ficamos felizes com os temas, até já esperávamos”.

O racismo veio representado por um anúncio de carros, dos anos 70, comparando os automóveis aos escravos. A equipe tinha que interpretar a propaganda, relacionar com o contexto histórico e depois com a conjuntura atual. Para discorrer sobre machismo, o mote foi a propaganda de uma cerveja que expõe o corpo feminino. “Fiquei muito feliz com a escolha do machismo como tema. Essa questão precisa ser abordada pela sociedade para que a gente possa desfazer essa cultura que, embora algumas vezes sutil, é disseminada inclusive pelas mulheres”, comemora Camille.

Todas as equipes do Santa Cecília receberam Menção Honrosa. Chegar lá não tem preço. “Era muita gente circulando. Alunos mais concentrados, outros mais competitivos, a maioria muito sociável. Chegar lá já é maravilhoso”, diz Catarina.  
 

 

Notícias Relacionadas

Henrique Pinheiro Lenzi acertou todas as questões da prova de Matemática do ENEM.
Nosso pódio reúne 7 medalhas de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze.
Inscreva-se nas Aulas Preparatórias para as Olimpíadas.