Projeto Conhecendo Fortaleza

As crianças do 3º ano EF conhecem nossa cidade, suas características geográficas, sociais, históricas e culturais.
15/04/2021

Na semana do aniversário de Fortaleza, que celebrou 295 anos no dia 13 de abril, comemoramos também a longevidade de um projeto que incentiva as nossas crianças a conhecerem melhor a cidade, a se sentirem pertencentes a ela e, portanto, a amá-la. O projeto Conhecendo Fortaleza propõe um estudo pautado nas relações que são estabelecidas entre o presente e o passado, possibilitando ao aluno apreensão da realidade na sua diversidade e múltiplas dimensões: espacial e temporal.

As crianças do 3º ano realizam o estudo do município de Fortaleza partindo de seus conhecimentos prévios, suas experiências de vida na relação com o outro e no meio onde vivem. Assim, ao se inserir nesse contexto, passam a conhecer melhor a cidade, suas características geográficas, sociais, históricas e culturais, fazendo parte dessa construção.
Um dos momentos mais empolgantes do projeto é a realização da aula de campo, quando a criança ver in loco o que foi estudado visitando os pontos históricos, culturais e turísticos de maior relevância da cidade, o que sensibiliza sobre a responsabilidade social em preservar o patrimônio histórico. O distanciamento social vivido no momento impede o passeio pela cidade, mas o projeto se reinventa a cada ano. 

“Nós continuamos desenvolvendo o Projeto Conhecendo Fortaleza juntamente com a disciplina de História e Geografia, sempre contextualizando os assuntos propostos pela disciplina aos fatos históricos e geográficos ocorridos em nossa cidade, ao longo do tempo. O ensino remoto beneficiou o PCF, como carinhosamente chamamos, através dos recursos tecnológicos proporcionados pelas diversas plataformas utilizadas nesse novo formato de ensino. Imagens, livro paradidático, vídeos, textos e jogos são exemplos de recursos que utilizamos em nossas aulas ao longo do ano”, explica a professora Mariana. 

Mariana ressalta que, por se tratar da história da nossa cidade, as crianças apresentam um maior entusiasmo pela disciplina, demonstrando identificação. “Elas adoram falar de Fortaleza e sempre que podem fazem relatos de vivências e experiências nos mais diversos locais, embora não tenham desfrutado tanto os espaços do ano passado para cá, em virtude da pandemia”.

As videoaulas desenvolvidas pelas professoras resgatando a história de Fortaleza e o uso do livro "Fortaleza de dunas andantes, a cidade banhada de sol", do escritor Flávio Paiva, são fortes aliados nesse percurso afetivo, embora remoto, pelas ruas da cidade. “Em uma das aulas desta semana, em que intencionalmente retomamos questões sobre a capital cearense, as crianças disseram que queriam presentear a aniversariante. O passeio pela cidade foi substituído pela produção de lindos desenhos e pinturas para homenagear Fortaleza”.

Foto de arquivo (banco de imagens da Escola)

Notícias Relacionadas

Alunos do 4º ano viveram aventuras fantásticas através das contações de histórias e do...
Diversas aprendizagens sobre o tempo, a espera, as transformações, a natureza e seus...
Durante a aula de inglês, os alunos fizeram um passeio transdisciplinar de valorização...