Projeto Consumo Consciente

É desejo ou necessidade? Por que comprar? De quem comprar? 
02/09/2020

Refletir sobre o consumo e suas consequências é um dos objetivos do projeto Consumo Consciente, que é trabalhado na forma de sequência didática interdisciplinar, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, pelas professoras Duane Vinhas, Sarah Araújo, Mariana Magalhães, Mônica Barros, Ena Aragão, Patrícia Fortes, Cheiliane Silva, Juliana Pardi.

Os alunos iniciam o debate acerca do tema a partir da leitura do livro "Eu preciso tanto!", de Shirley Souza, quando começam a compreender melhor o que é consumir, o que é ser um consumidor consciente e ser uma pessoa consumista. “A história do livro é muito bacana, e as crianças adoraram! Narra a realidade de duas amigas, Gabriela e Flávia, mostrando como as famílias das duas lidam com o consumo. Nessa história, as crianças são convidadas a fazerem reflexões sobre a diferença entre desejo e necessidade na hora de consumir”, explica a professora Duane Vinhas. 

O consumo consciente foi trabalhado em videoaulas através do conteúdo do livro e de outros recursos, como uma pesquisa sobre consumismo infantil reunindo questões sobre o ato de consumir: É desejo ou necessidade? O que comprar? Por que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar?

Na sequência, as crianças trabalharam o tema Os impactos do nosso consumo no meio ambiente. “Nessa videoaula, fizemos interdisciplinaridade com Ciências e Geografia. Vimos que a extração de minérios, como a bauxita, modifica as paisagens e que a reciclagem de latinhas de alumínio reduz a atividade de mineração, além de economizar energia. Também pudemos perceber o quanto nosso ato de consumir pode colaborar de forma negativa para o aumento do consumo de água potável no planeta”, detalha a professora.

Na terceira videoaula, o tema era os “5Rs” (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar), dando ênfase ao R de reciclar a partir da prática da coleta seletiva. As crianças produziram cartazes sistematizando de forma significativa o conhecimento. Alice, aluna do 3º ano C, teve a ideia de gravar um vídeo bem didático apresentando o cartaz com o que apreendeu do projeto. Vamos aprender com ela?

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções