Projeto Cordel 

Juazeiro do Norte é cenário do livro “Ciço na guerra dos rebeldes” adotado pelas professoras Júlia Venâncio e Patrícia Ribeiro.
16/03/2022

Juazeiro do Norte é considerada um dos berços do cordel no Nordeste. A cidade do Cariri é cenário do livro “Ciço na guerra dos rebeldes”, do escritor cearense Flávio Paiva. A obra foi adotada pelas professoras do 6º ano do Ensino Fundamental Júlia Venâncio e Patrícia Ribeiro, no componente Sala de Linguagens.

“Por meio da história do Padre Cícero e de vários aspectos que envolvem a região do Cariri, apresentados no livro, pudemos vivenciar traços da cultura regional, como a Literatura de Cordel”, explica Patrícia ressaltando a importância de os alunos vivenciarem o universo da Literatura Popular. 

A sequência contará com a história do cordel, batalha de rimas até a produção de um cordel pelos alunos, o qual contemplará temas abordados no livro, como religiosidade, cultura popular, meio ambiente, vida do Padre Cícero, entre outros. “É uma forma de proporcionar aos alunos conhecimento e vivência da cultura regional, além de perceber que, por meio da leitura de uma obra, como o livro “Ciço na guerra dos rebeldes”, surgem várias possiblidades de conhecimento e de novas experiências”, explica a professora.

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.