Projeto Encantos da Mata

As crianças do Infantil 5 viajaram pela cultura, folclore e fauna brasileiros.
18/11/2020

O Projeto Encantos da Mata, concebido pelas professoras do Infantil 5, proporcionou às crianças um contato mais abrangente com os Biomas Brasileiros. Tomando como referência o livro “Lá dentro da mata”, do músico e arquiteto baiano Pablo Maurutto, o projeto propôs uma viagem pela cultura, folclore e fauna brasileiros.

“Ao estimular a curiosidade e o encantamento das crianças com a diversidade dos nossos recursos naturais, o projeto possibilitou reflexões sobre os cuidados necessários para a preservação e conservação ambiental. Em meio aos encontros matinais, as crianças levantaram questionamentos e indagações sobre a maneira como tratamos as nossas matas. Vale ressaltar que o projeto foi desenvolvido em um período no qual o Pantanal Mato-grossense sofria inúmeros incêndios, resultando em perdas irreparáveis para o bioma brasileiro”, ressaltam as professoras do Infantil 5. 

O livro escolhido para nortear o projeto apresenta três personagens principais: Poti, Airy e Jururu. O robô Jururu, na companhia de seus novos amigos, o índio Poti e seu animal de estimação, o macaco Airy, adentram a floresta para aprender sobre os diversos animais e seres folclóricos que a habitam. As crianças têm contato com animais nativos, como a onça-pintada, o tamanduá, o bicho-preguiça, o jacaré, a capivara e o papagaio. Elas também passam a conhecer melhor a cultura e a história do povo indígena brasileiro.

“Perceber o envolvimento, a curiosidade, a preocupação e a sensibilidade das crianças com a manutenção da vida de nossas florestas foi impulsionador para a criação de futuros projetos voltados para a educação socioambiental de nossos alunos”, celebram as professoras Alynne, Danielle, Jany e Thays.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções