Projeto Magia da Leitura 2020

O ambiente leitor se tornou mais amplo e cheio de possibilidades com o uso das tecnologias.
28/07/2020

A pequena Liz Guedes de Almeida se transformou em uma indiazinha para interpretar uma lenda muito bonita que fala da natureza, do amor aos animais e de transformação. Liz é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, que vem trabalhando, com as professoras de Língua Portuguesa Kelly Moreira e Ingra Cunha, as lendas como parte do projeto Magia da Leitura.

 Sabemos que diferentes habilidades são afloradas por meio da leitura, entre elas, a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a ludicidade. O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que a criança aprenda que ler é algo imprescindível e, acima de tudo, prazeroso. Para desenvolver esse prazer, é importante que a criança se familiarize com diversos gêneros e propostas literárias.

Considerando a nova realidade, com as aulas remotas, foi necessário repensar e adaptar o projeto Magia da Leitura para dentro das casas, de forma que a magia e o encantamento continuassem a fazer parte do universo dos alunos. Em uma das aulas, as professoras propuseram às crianças que escolhessem uma das lendas de seu conhecimento ou pesquisassem outras de sua curiosidade e pensassem em como apresentar para os colegas.

“Após duas semanas de pesquisa e elaboração, as famílias se envolveram e, junto às crianças, apresentaram as lendas selecionadas. Nós, professores, ficamos surpresos com tamanha dedicação! Utilizaram cenários, livros antigos com versões superdetalhadas das lendas, gravações, teatro com fantoches. Foi enriquecedor! Maravilhados com o sucesso das apresentações, compreendemos que a sala de aula e os seus encantos se estenderam para outros espaços, tornando o ambiente leitor mais amplo e cheio de possibilidades a partir do uso das tecnologias”, comemoram as professoras.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções