Ritmos do Brasil

O projeto, que começou em fevereiro de 2020, é de tirar os pés do chão.
24/06/2021

Imagine um trancelim: da Marchinha de Carnaval para o Samba, deste para o Rock, do som eletrizante das guitarras para o Forró e o Baião bem nordestinos. Regendo essa linda orquestra brasileira de muitos ritmos, a professora de Musicalização da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, Patrícia Veloso. 

O projeto, que começou em fevereiro de 2020, é de tirar os pés do chão. Os pequenos sambistas botaram suas famílias para cantar “ô coisinha tão bonitinha do pai”, o frevo, que é pernambucano, também se fez presente e as crianças vibraram ao som de Guns N' Roses, uma banda de hard rock criada em 1985, mostrando que a boa música não tem prazo de validade.

Acreditando que a música, os ritmos e o brincar são ingredientes vitais para uma infância saudável e para um aprendizado significativo da linguagem musical, o projeto “Ritmos do Brasil” trouxe para as crianças um repertório musical inovador de vários ritmos brasileiros. Através do brincar, é despertado na criança o ritmo, o canto, a desenvoltura, a memória musical e todo o imaginário que é construído durante o processo de aprendizagem. Foram criados personagens como o Marchinha, o Sambinha, o Rockinho, o Luizinho, entre outros, a fim de promover a associação dos ritmos trabalhados com a imaginação. 

“Sempre buscamos explorar um repertório alegre e ao mesmo tempo divertido, que estimule a acuidade auditiva, a vontade de cantar, o conhecimento e o respeito pela cultura popular, brincar, dançar e partilhar descobertas de si e do outro. O intuito é provocar a reflexão, o questionamento e a pesquisa, ampliando o conhecimento de mundo, as possibilidades de expressão, a apreciação, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual”, explica a professora Patrícia.

Ela fez uma seleção minuciosa do repertório, mais lúdica, com letras que fizessem as crianças questionar o que ouvem. “É muito gratificante vê-las aprender a ouvir e a conhecer, desmistificando a ideia de que um ritmo é bom e outro não. Em todos os estilos musicais, existem coisas maravilhosas para serem aprendidas”. 

Até o momento, a viagem pelos ritmos percorreu o carnaval, o samba, o rock, o baião e o xaxado, construindo a interdisciplinaridade com as professoras do Bilíngue. O projeto também conta com a parceria das equipes de Tecnologia Educacional e Audiovisual.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções