Sábado de Mostra de Ciências

As pesquisas transitavam entre o funcionamento do corpo humano, a natureza, as energias renováveis...
08/09/2014

A primeira exposição pública a gente nunca esquece. Essa foi a vivência das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, a qual realizaram com maestria. Os outros participantes da Mostra de Ciências, que envolve as turmas do 2º ao 5º ano, até já haviam passado pela experiência de falar para uma pequena plateia, mas boa parte vivia a prática pela primeira vez. As crianças, umas mais desenvoltas, outras mais acanhadas, mas todas prontamente alinhadas para aquela pequena mostra que trazia uma narrativa bem contada. A Mostra de Ciências do Santa Cecília é um projeto verdadeiramente de pesquisa.

Ali, no momento da apresentação, você vê o quanto aquelas crianças se dedicaram, estudaram o tema, compreenderam a importância, por exemplo, de cultivar práticas alimentares saudáveis. “Você sabia que olfato e paladar têm ligação direta? E é por isso que, quando o nariz entope, a gente não sente gosto de nada”, disse um dos pequenos pesquisadores.

As pesquisas transitavam entre o funcionamento do corpo humano, a natureza, as energias renováveis... No corredor, o ruge-ruge acontecia em torno da corrida de carrinhos movidos à energia solar. Era criança misturada com adulto que voltava a ser criança. Ao final, todo o esforço foi recompensado pela presença das famílias e suas expressões de satisfação.
 

 

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...