Semana das Artes

A I Semana das Artes do Colégio Santa Cecília acontece de 4 a 8 de novembro, no Teatro Celina Queiroz (UNIFOR).
04/11/2013

Durante uma semana, todos os alunos-artistas integrantes do Núcleo de Artes estarão expondo seus trabalhos nas mais variadas formas de apresentações.
Serão três espetáculos que compõem a tradicional Mostra de Teatro, três sessões do Festival de Dança integrando turmas de todas as modalidades, apresentação do grupo de Violão e o tão esperado Musical, que conta com o Grupo Principal de Teatro e o Coral do Colégio Santa Cecília.

O Teatro InfantoJuvenil abre a semana. No dia 4 de novembro, teremos o espetáculo “O Castelo Rá-Tim-Bum”, às 18h30min, dirigido pelo professor Thiago Gomes e, em seguida, às 20h, “O Sítio do Picapau Amarelo”, com a turma da professora Andréa Piol.

No dia 5, o grupo de Violão, do professor Luciano, abrirá a noite que também contará com o espetáculo “Uma história muito maluquinha”, comandado pelo professor Marcelino. A noite começará às 19h e reunirá três turmas numa superaventura!

Na quarta e na quinta-feira (6 e 7), as turmas de balé, jazz, sapateado e hip-hop das professoras Carol  Benjamim, Manuela Gadelha e Paula tomam conta do palco, que será ocupado por todas as turmas, de todas as modalidades de dança, além de números do premiado Corpo de Baile, num festival ambientado no universo do circo. Atenção: na quarta, serão duas sessões (18h30min e 20h) e na quinta, apenas às 20h!

Na primeira sessão da quinta (7), acontece a Première do Musical A Noviça Rebelde. O espetáculo conta com a participação do grande elenco do Grupo Principal de Teatro do Colégio Santa Cecília, dirigido pela professora Andréa Piol, e com o Coral do Colégio Santa Cecília, regido pelo professor Fábio Mudo, com execuções ao vivo dos clássicos que compõem a obra.

A Noviça Rebelde faz parte da realização bienal de espetáculos musicais. A prática de diálogos entre as disciplinas de Arte dentro da Escola, além de vislumbrar maior qualidade final dos produtos artísticos gerados, enriquece as trocas pedagógicas entre as diversas áreas da arte-educação, possibilitando aos alunos uma estimulação mais abrangente de suas potencialidades, exigência cada vez mais fundamental na nossa sociedade.
O espetáculo será apresentado no Teatro Celina Queiroz, em três sessões, nos dias 7 (18h30min) e 8 (18h30min e 20h) de novembro.

Sobre o Grupo Principal de Teatro do Colégio Santa Cecília

O Grupo de Teatro do Colégio Santa Cecília é dirigido pela professora e atriz Andréa Piol, integrante do elenco dos artistas do Núcleo de Arte do Colégio Santa Cecília. O grupo tem como objetivo principal utilizar a arte cênica como ferramenta para a educação, através do estudo da arte do ator, da análise de diferentes estéticas, das experimentações de encenação e conhecimento em literatura dramática.

O teatro no Colégio Santa Cecília traz sempre um novo grupo à cena. Sua formação foi iniciada em 2007, com a montagem do espetáculo A Farsa da Boa Preguiça, no qual a cultura popular era o objeto de estudo para a arte cênica. Em 2008, o grupo estreou A Megera Domada e, dessa forma, os alunos-atores aprofundaram o conhecimento sobre a dramaturgia de Shakespeare, estudando sua literatura e experimentando propostas de encenação.

A montagem que estreou em 2010, PESSOAS, proporcionou ao grupo a experiência com uma dramaturgia mais contemporânea, em que os alunos criaram sua própria dramaturgia. O Bem-Amado, clássico do teatro brasileiro, foi nosso objeto de estudo em ano eleitoral (2010). Em 2011, o grupo atuou no grandioso projeto do Núcleo de Artes que teve início naquele ano: a montagem do primeiro musical do Colégio Santa Cecília.

Neste ano em que nos preparamos para atuar em A Noviça Rebelde, o grupo participará pela terceira vez da Bienal do Estudante Em Cena, com a montagem de Sonho de uma Noite de Verão, espetáculo que estreou em 2012.

SERVIÇO
I Semana das Artes Santa Cecília
4 a 8 de novembro
Teatro Celina Queiroz (UNIFOR)

 

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...