Seminários da Mostra de Ciências 

Os alunos pesquisaram temas atuais, como imunização, consumo consciente e preservação. 
19/11/2020

A Mostra de Ciências é sempre aquele momento rico em que os alunos apresentam suas pesquisas para uma plateia interessada em aprender com suas descobertas.  Em função do isolamento social, a Mostra foi adaptada, mas continua tão rica quanto as experiências anteriores. 

“As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental estão realizando seminários, que acontecem de casa e da Escola. Os alunos pesquisaram temas atuais, como ‘O papel da imunização na saúde da população’, ‘As novas descobertas do espaço astronômico’, ‘Os biomas e as espécies ameaçadas pela ação humana’, ‘Materiais biodegradáveis: uma alternativa de consumo consciente’, ‘As múltiplas formas de alimentação’, dentre outros”, explica a professora Bruna.  

O ensino remoto levou os professores a explorarem diversas ferramentas da internet para o uso em sala de aula. As apresentações dos alunos contam, além dos tradicionais cartazes e maquetes, com murais colaborativos do Padlet, Jamboards e apresentações do Google. Cada aluno escolheu o que iria pesquisar e como iria criar a sua apresentação.

O aluno Rafael Pinheiro, do 5º ano B, por exemplo, foi até a praia de Sabiaguaba e gravou de lá um vídeo abordando a temática escolhida por ele. Uma bela pesquisa de campo em que ele exibe lindas imagens do nosso bioma Manguezal, fala da importância da preservação e entrevista moradores locais. Acesse aqui

“Este seria o último ano da Mostra de Ciências para as turmas do 5º ano, por isso resolvemos adaptar o projeto ao momento que estamos vivendo! E tem sido muito rico e gratificante”, celebra Bruna.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções