Ser diferente é normal

Através do livro “Draguinho – diferente de todos, parecido com ninguém”, as crianças problematizaram o tema através de metodologias ativas.
18/12/2023

Draguinho é um personagem que dialoga com as crianças sobre o respeito às diferenças. No 4º ano do Ensino Fundamental, muitas abordagens sobre empatia foram trabalhadas a partir da história desse pequeno dragão que não consegue soltar fogo pela boca nem pelo nariz, só água. Ele descobre o quanto é interessante ser diferente quando chega à floresta.

Através do livro “Draguinho – diferente de todos, parecido com ninguém”, as crianças problematizaram o tema através de metodologias ativas. “Em um primeiro momento, elas construíram o Draguinho e, posteriormente, realizaram uma sequência de atividades de pesquisa buscando encontrar soluções conjuntas para o respeito e o acolhimento às diferenças”, descreve a professora Renata Castelo Branco.

As características do gênero textual conto de encantamento também foram trabalhadas através da leitura do livro. Para encerrar a leitura, o Núcleo de Artes preparou uma apresentação teatral com os alunos, proporcionando um momento divertido de aprendizado. “Outros contos de encantamento tradicionais também foram apresentados de forma dinâmica e interativa, despertando o envolvimento e o interesse dos alunos”, observou a professora Mariana de Castro.

Notícias Relacionadas

Acesse informações como calendário de início das aulas, materiais didáticos, horários...
Acesse informações como calendário de início das aulas, materiais didáticos, horários...
No projeto desenvolvido pelos professores Ronaldo e Maga, do 9º ano, o foco é a Bossa...