Tecendo Diálogos - Janeiro Branco

Tecendo Diálogos - Janeiro Branco

A vida pede equilíbrio!
26/01/2023

 

Há 10 anos foi lançada uma campanha nacional que alerta para a necessidade dos cuidados com a saúde mental: a Campanha Janeiro Branco. 

Com o objetivo de trazer esclarecimento sobre a saúde mental e incentivar a criação de políticas públicas que promovam a saúde e cuidem do adoecimento de forma mais ampla, esse movimento social dedica-se à construção de uma cultura na qual o ser humano deve ser visto e considerado em sua integralidade, entendendo que seus aspectos biológicos, emocionais, profissionais, sociais, entre outros, estão conectados e interferem, positivamente ou negativamente, em sua qualidade de vida.

Neste ano que se inicia, o tema da campanha é “A vida pede equilíbrio”. Diante das inúmeras, aceleradas e desafiadoras mudanças que vivemos no mundo contemporâneo, somos solicitados, constantemente, a adotar novas habilidades e repensar nossas atitudes para responder aos novos cenários. Além disso, a mídia nos sobrecarrega de informações e supostos padrões de vida que, muitas vezes, distanciam-se da realidade que vivemos e acabam gerando descontrole emocional por meio da insatisfação, do estresse e da baixa autoestima.

 Tais demandas nos tiram da zona de conforto, confrontam-nos com o desconhecido e nos geram questionamentos importantes sobre quem somos nós. Compreender esse contexto e buscar viver de forma equilibrada e em consonância com as nossas possibilidades é o que o tema nos sugere.

Se para nós, adultos, tem sido inquietante lidar com tantas novidades e solicitações, para nossas crianças e adolescentes pode ser muito mais desafiador. O nosso papel enquanto cuidadores e responsáveis por eles é observar as experiências que os tiram do eixo, causando desconforto e irritabilidade, intervindo e conversando sobre o que percebemos, ao mesmo tempo em que os estimulamos a relatarem como se sentem. 

Identificar, nomear e expressar tais sensações e sentimentos são passos do autoconhecimento necessários para a promoção da saúde mental. A partir deles, torna-se possível fazer as mediações necessárias para buscar o conforto, a segurança e o bem-estar.

Em alguns casos, apenas os ajustes feitos pela família ou pelos responsáveis não são suficientes e é preciso o encaminhamento para profissionais especializados. Quanto antes essas ações forem adotadas, mais facilmente se atingirá o equilíbrio e o bem-estar favoráveis a uma vida saudável.

 A escolha do mês de janeiro para abordar o tema Saúde Mental se dá pelo fato de ser o primeiro mês do ano, em que as pessoas são inspiradas a fazer reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, do passado que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. 

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar folhas ou telas em branco sobre as quais podemos projetar ou escrever expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Inspirados pela campanha Janeiro Branco, desejamos que o cuidado com a saúde mental individual reverbere nas diferentes relações sociais, tornando-as cada mais vez mais empáticas e respeitosas; na elaboração de projetos de vida conectados com a identidade de cada um, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades coletivas; enfim, na construção de um ambiente coletivo saudável e equilibrado.

 

Serviço de Psicologia Escolar – SPE

Notícias Relacionadas

Tecendo Diálogos: Desmistificando a Ilusão da Produtividade Multitarefa
Tecendo Diálogos - Cidadania Digital: Um diálogo contínuo
Desafios e Soluções na Era Digital
Tecendo Diálogos - Se precisar, peça ajuda!
Ações no Setembro Amarelo