Tempo de cuidar

Tempo de cuidar | EF - Anos Finais e EM

Como apoiar nossos adolescentes em suas descobertas e desafios.
01/10/2025

A adolescência é um período intenso, cheio de descobertas, dúvidas, transformações e aprendizados. É uma fase em que nossos jovens estão construindo sua identidade, testando limites e buscando seu lugar no mundo. Ao mesmo tempo que ganham mais autonomia, também se sentem mais vulneráveis – e é justamente aí que o cuidado, o acolhimento e o apoio familiar se tornam essenciais.

É importante lembrar que a adolescência também é cheia de beleza. É o tempo da paixão pela vida, da criatividade aflorada, da construção de sonhos e da vontade de mudar o mundo. É quando surgem amizades profundas, talentos são descobertos, e a personalidade começa a ganhar contornos únicos. Enaltecer esses aspectos positivos, reconhecer as potências e conquistas dessa fase são uma forma poderosa de fortalecer a autoestima e promover saúde emocional.

É tempo de cuidar e estar mais presentes na vida dos nossos adolescentes. Cuidar é escutar com atenção, sem julgamentos. É perguntar como eles estão – de verdade – e estar disponível para conversar. É observar mudanças de comportamento e oferecer apoio quando algo não vai bem.

Algumas atitudes podem fazer a diferença:

  • Estabeleçam uma escuta aberta e respeitosa: Demonstrem interesse genuíno pelo que sentem e pensam.
  • Respeitem seus silêncios, mas não deixem de estar por perto: A presença silenciosa também comunica amor e segurança.
  • Criem espaços seguros de diálogo: Façam perguntas, compartilhem experiências, falem sobre saúde mental de forma natural.
  • Ofereçam apoio emocional e não apenas soluções: Às vezes, mais importante do que resolver um problema é mostrar que eles não estão sozinhos. Muitas vezes eles podem estar em busca de “desabafar” e não por respostas e soluções.
  • Cuidem da saúde emocional de toda a família: O bem-estar dos adultos impacta diretamente o dos adolescentes.

Cuidar dos nossos jovens é semear confiança, esperança e afeto. É estar presente para que eles possam florescer em todo o seu potencial e seguir construindo, com coragem e leveza, o caminho que os levará ao futuro.

Atenciosamente,

Serviço de Psicologia Escolar - SPE

enlightenedConfira mais conteúdos do Projeto Tecendo Diálogos clicando aqui.

 

Notícias Relacionadas

Cuidar da infância é semear o futuro
Cuidar é também dizer “não”.
Reflexões e sugestões sobre como lidar com esse comportamento de maneira respeitosa.