Trilha do Autocuidado

Setembro tem sido um mês dedicado à Campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
28/09/2021

Neste mês de setembro, toda semana uma nova notificação chega aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. É o anúncio de um novo conteúdo, produzido cuidadosamente pelo Serviço de Psicologia Escolar e Orientação Educacional e disponibilizado na sala virtual do SPE, contendo orientações preciosas sobre a prática do autocuidado. 

A Trilha do Autocuidado é uma iniciativa que integra a Campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O conteúdo, que foi adaptado pelo Unicef Brasil e apresentado no “Guia do Autocuidado: Ser Adolescente e Jovem que se Cuida", serviu de referência para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo SPE, trilhando as possibilidades do autocuidado psicológico, espiritual, emocional e o autocuidado em casa, na escola e na comunidade.

A iniciativa se estendeu às famílias, que receberam um material intitulado “Porque a vida vale a pena! Orientações para famílias sobre automutilação e suicídio”, no qual puderam encontrar informações e reflexões sobre saúde emocional, assim como fatores de proteção no ambiente familiar e situações de risco.

"Autocuidado é cuidar de si mesmo, perceber (reconhecer) seus sentimentos, suas emoções, suas sensações físicas, suas necessidades. É conseguir identificar aquilo que é agradável e o que é desagradável no seu cotidiano, buscando estratégias para lidar consigo (que não prejudiquem a si nem ao outro), com as outras pessoas e com os desafios que aparecem", esclarecem as profissionais do SPE.

As postagens semanais trazem diversas sugestões e informações sobre o tema. "Começamos trilhando as possibilidades do autocuidado psicológico e emocional. Avançamos, gradativamente, para o autocuidado físico e espiritual e, por fim, o autocuidado em casa, na escola e na comunidade. Também refletimos sobre como poderemos lidar com as dificuldades e ofereceremos informações sobre onde encontrar ajuda", detalha o SPE.

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
As crianças estão construindo seus autorretratos, sendo retratadas, explorando...