Vamos cantar?

As cantigas de roda estão na boca do 1º ano do Ensino Fundamental. Veja vídeo.
16/06/2020

O trabalho com diferentes gêneros textuais é vivenciado ao longo do ano nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças refletem sobre a função social da leitura e da escrita e os contextos em que cada gênero pode ser utilizado.

“As cantigas dão um leque de possibilidades dentro do processo de alfabetização, pois são, em sua maioria, curtas e rimadas, além de possuir letra e melodia simples, favorecendo a descoberta das relações entre o oral e o escrito”, explica a professora Melina, detalhando o trabalho em que são explorados letra, melodia, rimas, aliterações e estrutura textual (título, versos, estrofes).

As cantigas de roda, por serem da tradição popular, também proporcionam uma interação familiar, visto que, geralmente, foram vivenciadas pelos pais e avós.

Nas aulas remotas, as professoras do 1º ano têm buscado, além de ouvir a cantiga e explorar a letra com as crianças, propostas diversificadas e lúdicas, sempre no intuito de despertar o desejo de participação. “As ferramentas digitais têm nos ajudado bastante nesse processo, pois conseguimos adaptar as atividades que, antes, eram vivenciadas presencialmente para a forma remota e coletiva. Temos o cuidado de garantir a participação das crianças, que têm demonstrado um bom envolvimento e desejo”, celebra Melina.

As ferramentas tecnológicas possibilitam as variações entre jogos, bingos, cruzadinhas, dentre outros, sempre contextualizados com as temáticas trabalhadas, como no caso das cantigas, que exploram palavras significativas do texto e suas composições.

“Eu me identifico bastante com as ferramentas digitais e estou feliz com tudo que venho aprendendo e utilizando nas aulas e atividades propostas durante este período. Os desafios existem, sem dúvida, mas eles vêm para nos mostrar o quanto somos capazes de nos reinventar”, avalia.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções