VII Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL)

Marco Antônio foi o primeiro lugar geral no nível DELTA (Ensino Médio).
26/04/2022

Em 2021, mais de 56 mil estudantes de todo o Brasil inscreveram-se na VII Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico. Foram 310 escolas envolvidas, do Ensino Fundamental ao Médio. Os primeiros lugares gerais de cada nível foram de diferentes escolas e localidades.

No nível DELTA (Ensino Médio), o primeiro lugar geral foi de Marco Antônio de Holanda Penaforte Neto, aluno do Colégio Santa Cecilia, com nota máxima, 36,0. Neste nível, houve 6 alunos que gabaritaram a prova, havendo desempate no tempo de prova. As turmas olímpicas da Escola levaram, no total, 34 medalhas. Que resultado! (acesse aqui)

A primeira vez que Marco Antônio de Holanda Penaforte Neto ganhou uma medalha em Olimpíada foi prata, na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Ele estava no 8º ano e ingressava nas turmas olímpicas do Colégio Santa Cecília naquela época. Hoje ele está no 3º ano do Ensino Médio e, depois de tanto tempo, a OBRL retorna, desta vez levando-o ao topo: 1º lugar na última edição da OBRL, que teve a primeira fase em 2021 e só este ano realizou a segunda etapa, consequência dos contratempos de um ano em pandemia.

“Fiquei um pouco surpreso com o resultado porque na prova da segunda fase caiu coisas que a gente não esperava, voltadas à lógica de programação. Coisas que a gente só conhece pelo interesse e curiosidade. Mas foi uma surpresa boa”, comemora. Ele pretende cursar Engenharia Mecatrônica na USP.

A conquista tão expressiva veio depois de dois anos de pandemia, o que exigiu muitas adaptações tanto das escolas como dos alunos em seus métodos de estudos. A fórmula, parece, está na tranquilidade e generosidade de Marco Antônio. “A experiência dos anos, de fazer muitas provas, vai deixando a gente mais calmo. É muita gente sob pressão e realmente faz diferença manter a tranquilidade”, observa Marco Antônio. Mais alguma coisa a dizer? “Quero destacar os bons resultados da Escola; no geral, foram 35 medalhas. Uma boa temporada olímpica”, comemora.

Notícias Relacionadas

Acompanhe a programação nas nossas redes sociais (2º ao 5º ano).
Classificados para a segunda fase. 
Inscrições abertas até 05 de agosto.