Proposta Pedagógica TISC 2023

Proposta Pedagógica TISC 2023

No Tempo Integral Santa Cecília, temos como objetivo desenvolver as habilidades que contemplem as diferentes dimensões das crianças, pois acreditamos que cada uma delas é de extrema importância no desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, buscamos oferecer em nosso currículo atividades diferenciadas, que aliem o conhecimento teórico ao conhecimento prático. A linha pedagógica adotada baseia-se na concepção de Educação Integral, que propaga a ideia de que a educação escolar deveria voltar-se para a formação integral da criança, proporcionando, assim, o contato com diversas modalidades de ensino, para que cada aluno possa dedicar-se mais às suas habilidades.

Visão de Criança

Um ser único, ativo, curioso, com direitos e deveres e necessidades essenciais. Um ser social que deve ser respeitado em suas fases de desenvolvimento, em suas hipóteses, descobridor de seu espaço, interagindo em seu ambiente e modificando-o.

Rotina

• Aulas regulares:

7h30min às 11h30min (Educação Infantil ao 1º ano EF)

7h15min às 11h45min (2º ao 5º ano)

7h15min às 12h30min (segunda, quarta e sexta - 6º ao 7º ano)

• Banho, almoço e repouso: 11h30min às 13h30min

• Estudo orientado e atividades do TISC: 13h30min às 17h45min (Infantil 4 ao 5º ano) e 13h30min às 17h (6º e 7º ano)

• Fardamento: Uso obrigatório do fardamento específico do Tempo Integral (blusa, short e sandália papete/Crocs/tênis preto).

 

Atividades Específicas do Tempo Integral Santa Cecília

Orientação de Tarefas

As crianças são orientadas por professores preparados para trabalhar a atividade de casa como uma ferramenta na construção do conhecimento, proporcionando a autonomia e o desenvolvimento do senso crítico de nossos alunos. Durante a tarde, as crianças também realizam atividades de estudos, visando à preparação para as avaliações e objetivando a construção do hábito de estudo diário.

• Inglês

O Tempo Integral Santa Cecília oferece um encontro semanal de inglês para os alunos a partir do 2º ano, visando à sistematização dos conteúdos trabalhados no turno regular.

Informática Educativa

No Tempo Integral, os alunos desenvolvem atividades que favorecem a aprendizagem, a socialização, a autonomia e a criatividade. Através de projetos, as crianças ampliam sua visão de mundo e vivenciam novos conceitos. As novas tecnologias são utilizadas como recurso pedagógico na busca de conhecimento, estimulando a pesquisa e a criatividade das crianças.

Lazer e Atividades Culturais

Entendemos que a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar e estende-se para fora dos muros da Escola. Atividades culturais fazem parte de iniciativas importantes da Escola que visam complementar a formação do aluno, dando a ele um conhecimento da diversidade cultural da nossa cidade e, consequentemente, propiciando a sua constituição como cidadão crítico, criativo e com uma ampla visão de mundo.

Núcleo de Arte e Esporte

As vivências de artes e esportes acontecem a partir de três eixos: o conhecer, o apreciar e o vivenciar, que serão trabalhados nas modalidades extracurriculares, em parceria com os núcleos de Arte e Esporte da Escola. As famílias podem escolher uma entre as modalidades oferecidas pelos núcleos. Essas atividades são trabalhadas com o objetivo de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física, a autodisciplina e o senso de cooperação.

Maker e Programação (Robótica)

Ao ingressarem no universo da Programação e Maker, os alunos vão conhecer o que está por trás dos jogos e vídeos e poderão desenvolver atividades a partir do uso das tecnologias, desenvolvendo o pensamento computacional, sistêmico, o raciocínio lógico, a resolução de problemas com criatividade, foco, concentração, cooperação e trabalho em grupo. Estudarão as várias linguagens da programação através da criação de seus próprios games (2D e 3D), aplicativos e sistemas. O estudo dos conceitos de matemática e física, na prática, auxiliarão na aprendizagem do uso da tecnologia.

Vida Prática

O cotidiano é um momento rico para estimularmos a autonomia e a independência, respeitando as regras de convivência interpessoal e as noções de boas maneiras e higiene pessoal. As vivências do Tempo Integral também privilegiam a formação humana e espiritual das crianças.

 

Sandra Paixão – Coordenadora TISC

Rejane Abreu – Psicóloga TISC

 

 

Segmento Bilíngue

No Colégio Santa Cecília, o segmento bilíngue traz uma proposta pedagógica que proporciona ao aluno um aprendizado significativo e estimulante, vivenciado de forma lúdica e dinâmica, que auxilia no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores.