Proposta Pedagógica

Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças, levando em conta os aspectos sociais, cognitivos, emocionais e corporais.

A nossa prática educativa se baseia na visão de uma sociedade justa, solidária, ética e sustentável, vislumbrando a existência de um mundo saudável, democrático e plural. Acreditamos, assim, contribuir com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.

 A linha pedagógica adotada fundamenta-se no construtivismo e organiza sua ação nos projetos de trabalho e sequências didáticas. Trata-se de uma postura que busca a aprendizagem significativa partindo dos conhecimentos prévios; trabalhando problemas e questões relevantes para os alunos; despertando a curiosidade, a sua capacidade de argumentar, de trabalhar com operações de pensamento, o espírito investigativo e o prazer em aprender.

Visão de criança

Um ser único, ativo, curioso, com direitos e deveres e necessidades essenciais. Um ser social que deve ser respeitado em suas fases de desenvolvimento, em suas hipóteses, descobridor de seu espaço, interagindo em seu ambiente e modificando-o.

Currículo
Nosso currículo tem como base a organização proposta nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que se divide em dois âmbitos de trabalho:

Formação Social e Pessoal

Refere-se às experiências que favorecem principalmente a construção do sujeito, na construção da identidade e autonomia.

Conhecimento de Mundo

Refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.

Abordamos o conhecimento de mundo através das áreas: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Movimento.

Atividades específicas da Educação Infantil:

  • Musicalização 
  • Educação Física
  • Expressão Corporal
  • Ensino Religioso
  • Informática
  • Sala de Leitura
  • Inglês

Musicalização:

A musicalização, como um processo de educação musical, visa possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela pertence, favorecendo que conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.

Sala de Leitura:

Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. Nosso maior objetivo é formar crianças leitoras.

Educação Física:

A Educação Física através do lúdico favorece o desenvolvimento integral da criança, possibilitando o seu movimento na relação consigo, com o mundo à sua volta e com o outro, proporcionando o conhecimento das suas possibilidades corporais e, com autonomia exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

Expressão Corporal:

Nosso trabalho propicia situações de aprendizagem através de atividades corporais com o intuito de que as crianças ampliem as possibilidades expressivas e qualitativas do próprio movimento, explorem as diferentes valências motoras, como também estabeleçam relações equilibradas e construtivas com os outros, repudiando qualquer espécie de violência e discriminação. Visamos desenvolver nas crianças posturas de respeito e valorização à cultura corporal do movimento (dança, ginástica, jogos, lutas e esportes), identificando suas possibilidades de lazer e aprendizagem.

Informática:

A Informática Educativa do Colégio Santa Cecília tem como eixo norteador o fortalecimento da parceria com a sala de aula. O computador é utilizado como uma poderosa ferramenta pedagógica na construção do conhecimento, proporcionando um ambiente de aprendizagem contextualizado, que desperte o interesse do aluno.

Ensino Religioso:

O objetivo do Ensino Religioso na Educação Infantil é revelar às crianças, através do Cristo Educador, a dimensão de sua espiritualidade e religiosidade, que é inerente a todo ser humano, contribuindo, assim, para sua formação como pessoa aberta ao diálogo, ao respeito, à solidariedade, à fraternidade entre todos e consciente de que até mesmo as pequenas atitudes colaboram para a construção de um mundo melhor.

Inglês:

O ensino da Língua Inglesa no 1º ano do Ensino Fundamental tem como objetivo a aprendizagem de uma nova língua através de atividades lúdicas, de situações significativas, focando o desenvolvimento de uma melhor compreensão fonética e produção oral.

Santa Cecília High School

Em parceria com a University of Missouri para oferecer aos alunos a oportunidade de fazer, a partir do 9º ano, uma dupla formação, com currículo americano*, sem perdas para o currículo brasileiro.