Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica da Educação Infantil fundamenta-se nos documentos legais vigentes e pesquisas no campo da infância, considerando a criança como centro do planejamento curricular e sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Art. 4º da Resolução nº 05/2009).

Dessa forma, promovemos experiências educativas a partir das interações e brincadeiras como eixos norteadores da prática pedagógica, organizadas a partir de Cinco Campos de Experiência, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva plenamente:

O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Esses campos integram os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC/2018: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Enfatizamos que o cuidado é indissociável ao processo educativo e que a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança deve mediar todas as situações de aprendizagem nessa etapa.

A proposta pedagógica prevê, ainda, formas de articulação e transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, garantindo a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados na etapa seguinte.

O 1º ano do Ensino Fundamental inaugura uma nova etapa da Educação Básica vivida pela criança ao longo de sua escolaridade. Esse processo de transição e articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil é garantido por meio de práticas educativas que caracterizam a continuidade da vida escolar da criança em uma progressiva sistematização dessas experiências, desenvolvendo novas formas de se relacionar com o mundo e novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, ampliando-se as experiências.

Fomentamos, também, uma ação pedagógica com foco na alfabetização, na perspectiva do letramento, norteada por Competências e Habilidades específicas para a faixa etária e de acordo com as finalidades dessa etapa inicial referente às áreas de conhecimento e componentes curriculares do Ensino Fundamental, conforme BNCC (2018).

As competências gerais e específicas mobilizam os conhecimentos, as habilidades e as atitudes e valores necessários à resolução das demandas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Essas competências focalizam suas especificidades em cada área de conhecimento e componente curricular do primeiro ano das séries iniciais às séries finais do Ensino Fundamental.

Áreas do conhecimento e componentes curriculares no 1º ano do EF:

• Linguagens: Língua Portuguesa, Arte (música e literatura), Educação Física, Língua Inglesa;

• Matemática;

• Ciências Humanas: História e Geografia;

• Ciências da Natureza: Ciências;

• Ensino Religioso.

Ateliês
Os Ateliês Pedagógicos são propostas didáticas que exploram as múltiplas linguagens, acolhendo as brincadeiras e as interações das crianças em uma conexão da sala de aula com os diversos espaços da Escola, propondo a criação e a investigação pela criança, a qual é convidada a aprender com o corpo todo em ação, fortalecendo sua identidade como aprendiz e atuando como protagonista de suas experiências na construção de novos conhecimentos.

Atividades específicas na EI
Integram-se ao currículo por meio da espiritualidade, do corpo, da música, da dança, considerando a diversidade de culturas e modos de vida em diferentes situações de aprendizagem que visam ao desenvolvimento integral da criança, ao seu movimento na relação consigo, com o mundo à sua volta e com o outro. São elas: Educação Física e Ensino Religioso.

Educação Física
A Educação Física favorece o desenvolvimento integral da criança, de forma lúdica, possibilitando o seu movimento na relação consigo, com o mundo à sua volta e com o outro, proporcionando o conhecimento das suas possibilidades corporais para que, com autonomia, exerça-as de maneira social e culturalmente significativa e adequada..

Ensino Religioso
O objetivo é revelar às crianças, através do Cristo Educador, a dimensão de sua espiritualidade e religiosidade, que é inerente a todo ser humano, contribuindo, assim, para sua formação como pessoa aberta ao diálogo, ao respeito, à solidariedade, à fraternidade entre todos e consciente de que até mesmo as pequenas atitudes colaboram para a construção de um mundo melhor.

Inglês (Programa International School)
Faz parte da nossa Proposta Pedagógica um programa de Educação Bilíngue completo e sistematizado, com o objetivo de potencializar a aprendizagem da língua inglesa, proporcionando aos alunos uma educação inovadora que atenta para as novas demandas e desafios da contemporaneidade. O ensino da língua inglesa na Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como objetivo a aprendizagem de uma nova língua através de atividades lúdicas, de situações significativas, focando o desenvolvimento de uma melhor compreensão fonética e produção oral através da parceria com a International School.

 

Segmento Bilíngue

No Colégio Santa Cecília, o segmento bilíngue traz uma proposta pedagógica que proporciona ao aluno um aprendizado significativo e estimulante, vivenciado de forma lúdica e dinâmica, que auxilia no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores.