As lições da resiliência

Sofia foi aprovada em 3º lugar no vestibular de Medicina da Unifor.
11/11/2021

Nossos alunos não são dados estatísticos. Eles têm muito a nos ensinar e uma vida para contar. Como neste texto escrito pela Sofia Santana de Figueiredo, aprovada em 3º lugar no vestibular de Medicina da Unifor. Sofia é parte desta Escola desde que pôs os pés pequeninos pela primeira vez, no Infantil 2. A sua doçura e generosidade dizem muito do que somos e do aluno que queremos formar.  

“Desde que decidi cursar Medicina, resolvi me determinar e focar bastante nos meus estudos por saber que não seria fácil. É um curso muito concorrido, que requer esforço de longa data. 
Quando chegou a pandemia, eu estava no começo do meu segundo ano e, por saber que era um ano importante para a preparação, tive que me adaptar nesse contexto desafiador. Não foi fácil. De repente, tudo mudou, e todos tivemos que nos adequar às mudanças que o isolamento social nos impôs. O ambiente virtual virou uma realidade e, aos poucos, com muita resiliência, fui me acostumando com a nova rotina de aulas on-line. 

Fiz do meu quarto minha sala de aula e tentei ao máximo aproveitar o que os professores nos ofereciam. Eles, que se reinventaram para nos proporcionar o ensino de alta qualidade nessa nova versão. Confesso que senti muita saudade da convivência com eles e com meus amigos, além do próprio ambiente escolar, que sempre considerei minha segunda casa, mas sem dúvidas, o suporte que a Escola deu foi fundamental para que eu continuasse. 

Sou infinitamente grata por todos os que fizeram parte desta jornada, desde o Infantil 2 até o Ensino Médio. Além disso, é claro, não poderia ter passado por tudo isso sem o apoio que recebi da minha família. Meus pais e minha irmã fizeram o máximo para que eu tivesse o mínimo de perdas. 

Já no terceiro ano, quando pensei que tudo ia começar a voltar ao normal, fui surpreendida com a piora da pandemia e novamente o ensino a distância foi a única opção. E dessa vez não foi diferente, mantive sempre em mente o meu objetivo e não me permiti desistir. Segui e continuo na luta para alcançar o meu sonho. 

Esse sonho é ser médica. Sempre quis ser desde pequenininha. Tenho oportunidade de ter uma mãe que seguiu essa carreira e isso me proporcionou ver de perto a grandeza dessa profissão, que pode melhorar a vida das pessoas e ajudar a amenizar o sofrimento humano. Vimos isso claramente na pandemia, enquanto a maioria teve que parar e os profissionais da saúde continuaram se esforçando ao máximo para dar suporte à vida. E é este sentimento de fazer a diferença que tanto me motiva. 

Assim, fiz minha inscrição no vestibular de várias universidades e o primeiro resultado que obtive foi o da Unifor, onde consegui a tão esperada aprovação!  Fiquei surpresa com a colocação e ao mesmo tempo muito feliz e grata por tudo. Ainda tenho vários planos! Continuo estudando, pois ainda acontecerão provas importantes, como o Enem, que se aproxima. Estou aberta às oportunidades que me proporcionem seguir a medicina, mas o que é certo é que ‘nunca esquecerei o meu ponto de partida’. Obrigada, Santa Cecília!”

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções