Audiodescrição na escola

Um projeto desenvolvido na Sala de Linguagens virou tema de artigo científico.
28/08/2019

Um artigo científico da professora Sâmia Araújo, em coautoria com Thais Yuli, acaba de ser publicado na “Transversal - Revista em Tradução”, do Departamento de Letras Estrangeiras - DLE, da Universidade Federal do Ceará – UFC. O periódico publica anualmente (em agosto)  artigos originais e inéditos que lidem com a discussão sobre estudos da Tradução nas diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

O presente texto traz uma interface Audiodescrição (AD) e Letramento literário em uma sequência didática (COSSON, 2014) do livro de literatura infanto-juvenil O amor nos tempos do blog, de Vinicius Campos, da editora Companhia das Letras para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cecília.

O objetivo do trabalho é apresentar uma sequência didática que propõe aos alunos o conhecimento e a discussão acerca da AD e da necessidade de uma modalidade da Tradução ser inserida em nossa sociedade para os produtos culturais serem acessíveis às pessoas com deficiência visual e estas terem acesso à cultura.

Os alunos tiveram a oportunidade de compreender e de refletir sobre situações de inclusão que nem sempre são amplamente divulgadas, ou até mesmo vivenciadas.

Leia a íntegra do artigo.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.