Cariri e Chapada Diamantina

Lançamentos acontecem hoje, dia 22/2
21/02/2013

No dia 22 de fevereiro, acontece os lançamentos das viagens pedagógicas para o Cariri e para a Chapada Diamantina. As reuniões serão no auditório, às 19h e às 20h, respectivamente. A inscrição pode ser realizada na sede da Afetur, na Rua João Carvalho, 800 – loja 07, ou pelo site www.afetur.com.br.
Confira o roteiro das viagens!

PROJETO CARIRI

1° DIA – FORTALEZA/CARIRI – CITY TOUR BARBALHA – ACAMPAMENTO
Embarque em horário determinado pela Afetur no aeroporto Pinto Martins, com destino ao Cariri. City tour na cidade de Barbalha, conhecendo pontos de interesse histórico e cultural, como Matriz de Santo Antônio e Igreja do Rosário. No final do dia, seguiremos com destino ao Sítio Pinheiros, cujo principal atrativo é o contato direto com a natureza exuberante.  À noite, jantar.

2° DIA – CARIRI – TRILHA – CITY TOUR CRATO E JUAZEIRO
Faremos um city tour pela região abrangendo pontos históricos no Crato, como Academia dos Cordelistas, a Praça da Sé e o Escritório do Geopark Araripe. À tarde, seguiremos para Juazeiro do Norte, onde conheceremos a estátua do Padre Cícero na colina do Horto e o Museu Vivo. Visitaremos o Memorial do Padre Cícero, ao lado da Igreja do Perpétuo Socorro, e de lá seguiremos para o Centro Comercial de Juazeiro, o Mercado Central. Pernoite no hotel Encosta da Serra.

3° DIA – SANTANA DO CARIRI/NOVA OLINDA/ASSARÉ – FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
Iremos nos aprofundar no estudo paleontológico durante uma visita ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri (Museu da Urca), reunindo cerca de 700 fósseis de peixes, insetos, répteis, anfíbios e vegetais com até 100 milhões de anos. De lá, visitaremos a Ação Casa Grande – Memorial do Homem Cariri, um misto de museu e centro cultural coordenado por meninos e meninas da cidade de Nova Olinda. Eles produzem vídeos, jornais e revistas em quadrinhos, além de administrar a Rádio Casa Grande FM, com o apoio de entidades de peso como o Unicef, o Instituto Ayrton Senna, os governos estadual e municipal e as universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri. Em seguida, iremos até a cidade de Assaré para uma visita ao Memorial Patativa do Assaré. À noite, teremos a nossa festa de confraternização com uma apresentação folclórica regional.

4º. DIA – CARIRI – RECREAÇÃO/FORTALEZA
Nosso último dia de viagem terá como programação atividades culturais e recreativas com o grupo nas dependências do hotel. Em horário determinado pela Afetur, sairemos do hotel com destino a Fortaleza.

Inscrição entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.

 

PROJETO CHAPADA DIAMANTINA E SALVADOR

1º DIA - FORTALEZA/SALVADOR/CHAPADA (LENÇÓIS)
Embarque no aeroporto com destino à cidade de Salvador. Chegada e traslado para a Chapada Diamantina. Hospedagem e, após jantar, diário de bordo e passeio pelo centro histórico da bucólica cidade de Lençóis.

2º DIA - CHAPADA – LENÇÓIS/MORRO DO PAI INÁCIO/PRATINHA/LAPA DOCE – FESTA JUNINA
Pela manhã, faremos uma trilha até o Morro do Pai Inácio, com uma situação bem central na Chapada, de onde se permite uma vista panorâmica de uma grande parte das elevações mais imponentes da região, como as Serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho e os morros do Camelo e Morrão. Faremos nosso almoço na fazenda Pratinha, onde está localizada a Gruta da Pratinha, escavada caprichosamente pelo rio do mesmo nome. A nossa última parada será ao entardecer, na Gruta da Lapa Doce. A caverna possui uma variedade de formações rochosas raríssimas. Retorno ao Hotel. À noite, será a nossa festinha de despedida da cidade ao estilo “junino” e com uma quadrilha super animada.

3º DIA - CHAPADA – LENÇÓIS /SALÃO DE AREIAS/MUCUGÊ
Pela manhã, faremos um breve passeio pelo “Salão das Areias” e teremos a oportunidade de interagir com a comunidade local, realizando uma pesquisa de campo. À tarde, encerraremos nossas contas e sairemos com destino a Mucugê. Chegada e hospedagem.

4º DIA - MUCUGÊ – PROJETO SEMPRE VIVA – MUSEU DO GARIMPO
Visitaremos o Museu do Garimpo, que nos apresenta a história da ocupação garimpeira, estabelecendo a relação entre as trilhas e o garimpo. Mostra, ainda, a questão da extração de diamantes e os danos ambientais causados pela atividade. É pela Trilha do Diamante que chegaremos ao Projeto Sempre Viva, um laboratório botânico que estuda a preservação da planta Sempre Viva. Lá, os alunos assistirão a uma palestra de introdução ao projeto, exposição de plantas e sementes, estufa e podem tomar um banho na Cachoeira do Tiburtino.

5º DIA - MUCUGÊ – POÇO AZUL/POÇO ENCANTADO/SALVADOR
Sairemos da região de Mucugê para conhecermos o Poço Azul, onde teremos a oportunidade de mergulho num lago incrustado numa caverna maravilhosa. Em seguida, conheceremos o Poço Encantado, cuja magia de sua cor azulada, intensa e transparente encanta a todos que o visitam. Mas são os raios de sol que entram no poço, por meio de uma claraboia natural, os protagonistas do espetáculo. Após almoço, saída para Salvador, onde teremos nossa próxima hospedagem.

6º DIA - SALVADOR/PRAIA DO FORTE/SALVADOR – SHOW FOLCLÓRICO 
Neste dia, conheceremos as belezas naturais da Praia do Forte e, também, diversos projetos ecológicos desenvolvidos na localidade, como o Projeto Tamar. Momento propício para a integração do grupo através do lazer e do relax oportunizado pelos mergulhos nas águas claras do litoral baiano. Retorno no final da tarde. À noite, teremos o show folclórico em casa típica da capital.

7º DIA - SALVADOR/CITY TOUR/FORTALEZA
Concluiremos o diário de bordo para, depois, realizarmos nosso city tour de despedida da capital baiana, que contemplará os principais pontos históricos e turísticos de Salvador, como Mercado Modelo, Catedral, Igreja de São Francisco, Elevador Lacerda e Pelourinho. Em horário determinado, check out do hotel e saída para o aeroporto para embarque de retorno a Fortaleza.

Inscrição entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.

Notícias Relacionadas

Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.
Viagem Pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental.