Dez anos de Brincando em Família

16/08/2013

São dez anos de encontros em família cujo tempo é dedicado às coisas boas e simples da vida: reunir-se no parque para um piquenique e entregar-se às brincadeiras de infância. Em 2013, o “Brincando em Família” é festivo, comemorativo de uma década do projeto que celebra as muitas formas de família e promove vínculos entre elas.

A atividade acontece no dia 24 de agosto, das 9h às 11h, no Parque Adahil Barreto, uma área verde importante da cidade, que precisa ser ocupada e valorizada. Antes disso, o projeto, que traz sempre uma novidade, promove o “Pedalando em família”, um convite para que pais e filhos pedalem juntos da Escola ao parque, a partir das 8 horas. “A atividade vem valorizar o pedal como transporte, o respeito ao ciclista, reivindicando um sistema cicloviário, ou seja, é uma atividade em defesa da cidade”, explica a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental (2º ao 5º ano), Leonília Souza (Leó). O percurso é apenas de ida e contará com batedores e carros de apoio.

No parque, a programação é festiva: muitas brincadeiras, como futebol na areia, contação de histórias, atividades de pintura, cantoria, piquenique. A artista Sâmia Bittencourt, conhecida por suas performances circenses e o trabalho de clown, apresentará o espetáculo “Um Tiquinho de Nada”. Nada é um clown que perambula pelas ruas em mais um dia de labuta. De repente, vislumbra o espaço ideal para mais um de seus shows de artes de rua. O dia passa... Vai arrumando sua praça numa trapalhada daquelas. Até que, então, no derradeiro tempo, no rush do centro, no desmonte da banca do feirante, no recolher da tralha ambulante, no avexado das sacolas pendulando pelos joelhos, tudo para a fim de que, finalmente, Nada faça seu espetáculo! Terminado, Nada vê a noite vindo e ela brinca com as sacolas vazias, reluzentes ao luar, abandonadas ao vento, a dançar.

 

Sobre o Brincando em Família
O projeto surge para se ter um dia de lazer em família, tirando-se o cunho comercial das programações dedicadas ao Dia dos Pais e das Mães. É, na verdade, uma extensão do Projeto Vida, que surgiu em 1998 e era temático. O Brincando em Família acontece pela primeira vez em 2003, com o objetivo de reunir e brincar, fortalecendo laços familiares, promovendo encontros e trazendo de volta brincadeiras que vão passando de pai para filho, como carimba, bola de gude, pião, pipa.

“Com o tempo, o projeto foi agregando valores, como o cuidado com o outro, com o planeta, pensando as questões do espaço público e do meio ambiente, formando novos valores para a preservação. Nestes dez anos, a prioridade é o Parque Adahil Barreto, no intuito de também preservá-lo, frequentar para que não se acabe, exercendo o nosso papel cidadão”, diz Leó.

 

AnexoTamanho
brincando_em_familia_10_anos.pdf576.38 KB

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.
Nosso sempre aluno assume este semestre um estágio na empresa belga de tecnologia.