Do Vilarejo se sonha grande

Últimos ingressos à VENDA na ACDMAV, de segunda à sexta de 7h15min às 16 horas.
23/10/2019

Vilarejo. O dicionário o define assim: característico de lugares pequenos, de vilas, de povoados ou de aldeias, tranquilidade vilareja. Vilarejo dá nome ao musical que o Núcleo de Arte apresenta no final deste ano, reunindo a maioria das linguagens artísticas: teatro, dança e coral. Do lugar pequeno se sonha grande. 

Um entra e sai de expressões artísticas, de intérpretes de todos os tamanhos, que contam a história de Lia, a menina sonhadora do Vilarejo, que gosta muito de ler e vive com sua família nesse lugar manso. A personagem amadurece ao longo do espetáculo, é interpretada por duas atrizes em diferentes fases e, ao se tornar pré-adolescente, um encontro redefine seu destino. Através da arte, a passagem do circo pela cidade, e da escola, ela vislumbra ir além do Vilarejo. Lia se inscreve para a seleção de um festival de artes na cidade grande e parte em busca de seu desejo, ser artista. 

A história corre por esse percurso permeado por encantamento e magia, tal qual um rio vai abrindo veredas, rompendo obstáculos, indo e vindo. Ela sai de balão, que cai em uma floresta fantástica e, com a ajuda dos amigos da natureza, consegue chegar à cidade. Espaço urbano e seus conflitos. O Coral da Escola cria ambientes sonoros diversificados para cada uma dessas paisagens. Um dos desafios mais bonitos de Lia é um duelo de músicas autorais, um poema musicado do Criações Literárias e uma música do professor Aldenor. 

O texto foi construído coletivamente pela equipe do Núcleo de Arte, a partir de referências da literatura infantil, da música pop nacional e internacional e das vivências dentro da Escola. A pesquisa de figurino resultou nas criações da professora Carolina Benjamim. A direção musical é compartilhada pelo professor de Violão Aldenor Paiva e pelo regente Tiago Nogueira. O cenário executado pelo Francisco Dantas (Tchêsco) é tradução das ideias elaboradas com os alunos nos ensaios de composição. Em cada detalhe, há um vestígio dos educadores que compõem um time com múltiplas habilidades e muita sensibilidade. Paula Parente, Marcelino Câmara, Thiago Gomes e Wagner Chaves completam a equipe que tem Andrea Piol à frente, na direção geral de cena.

Vilarejo abre a programação de encerramento do Núcleo de Arte. Anote as datas: o musical acontece no dia 7 de novembro, no Teatro do Shopping Riomar, às 19 horas. No dia 30 de novembro, teremos o Encontro de Corais, na Capela da Escola, às 9 horas, e, na mesma data, o Recital de Violão em dois horários: 16h30min e 18h30min, no auditório da Livraria Cultura.

Espetáculo musical do Núcleo de Artes
VILAREJO - canções de quando estamos juntos.
Data: 7 de novembro, 19h, Teatro RIOMAR Fortaleza.
Últimos ingressos à VENDA na ACDMAV, de segunda à sexta de 7h15min às 16 horas.
Valor: R$ 80,00(inteira) e R$ 40,00(meia), em espécie ou débito.
Crianças de colo até 2 anos têm acesso livre; crianças a partir de 3 anos pagam meia.

Notícias Relacionadas

Começou a preparação para esse novo passo no caminho de fortalecimento da fé.
Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...