Educador Agatheano

12 atos de entrega do Educador Agatheano.
21/01/2020

A atualidade do pensamento de nossa fundadora, Madre Agathe Verhelle, reverbera até hoje e é fonte de inspiração para os nossos educadores. Irmã Marinilda, coordenadora da Pastoral, traduziu com maestria seus princípios ao criar os 12 atos de entrega do Educador Agatheano.

 

1o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego minhas mãos de educador da fé e da esperança, consciente da minha missão de educar, conduzir, erguer a infância e juventude a mim confiada.

2o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego os meus pés, para que andem sempre no caminho do bem, sem medir esforços, estando consciente de que nenhuma “pedra de tropeço” possa estagnar minha missão de apontar e sinalizar o caminho a seguir à juventude, sendo testemunho e zelo para aqueles a mim confiados.

3o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego os meus ouvidos, para que, atentos, escutem os gritos e clamores do jovem de hoje, que sonha e sente-se fragilizado de realizá-los, que busca referências e tantas vezes não encontra nos líderes de hoje, que eu seja ponte de esperança e atenção amorosa.

4o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego meus olhos, para que eu veja e perceba além da ciência humana, mas tenha um olhar mais abrangente, sem medo de enxergar os olhares vagantes dos meus alunos, carentes de conhecimento, mas também de apoio, de atenção e esperança.

5o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha boca, instrumento eficaz para proclamar palavras de esperança àqueles que foram obrigados a calar, onde posso anunciar a boa-nova, instruir, denunciar, informar e transformar. Conduzi para que as palavras proferidas por mim de fato sejam fortalecedoras e gerem fruto de liberdade e justiça.

6o Meu Deus de bondade, eu  vos entrego meu coração, fonte da vida e da vossa presença, Santuário santo, vossa casa em mim. Despertai em mim a sensibilidade, o acolhimento, o amor à Juventude, os vossos preferidos, eles, sedentos da sabedoria humana, mas acima de tudo sedentos da vossa sabedoria.

7o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha memória, para recordar as vossas maravilhas em minha vida e nunca me esquecer daqueles que, na minha juventude, estiveram ao meu lado. Como o pastor vela por seu rebanho, despertai em mim o zelo pelos vossos filhos mais novos e um desejo imenso de aplicar-me ao estudo, melhor educá-los e formá-los para a vida.

8o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha inteligência, minha capacidade de inovar, reaprender, buscar, ousar, sempre olhando para o alto, “Duc in altum”, superando limites e recomeçando como um verdadeiro aprendiz.

9o    Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha vontade, para que seja firme, determinada, para superar os meus limites, pois “Podemos sempre mais que imaginamos”, como afirmava a grande educadora, Me. Agathe. Que ela interceda por nós!

10o  Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha saúde, para que, no equilíbrio, eu possa velar como um dom sagrado a serviço da vida. Ensinai-me, Senhor, a organizar o meu tempo, dando espaço entre trabalho e lazer, para melhor me doar e acolher aqueles a mim confiados.

11o   Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha vida temporal, que ela esteja em sintonia com o Criador, aberta à graça de Deus. Disponde dela segundo vossa vontade, despertai o meu ser para o amor, a misericórdia e a compaixão. Que minha presença seja iluminadora e transformante para muitos que de mim se aproximam.

12o Meu Deus de bondade, eu vos entrego minha vida futura e tudo que tenho e sou, desejando de todo o coração permanecer convosco hoje e sempre e nunca me afastar de vós, mas gozar de vossa intimidade como filho muito amado.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Uma manhã de sábado dedicada à promoção da saúde, à integração, à alegria.
São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.