Encontro de Formação discute mídias

04/02/2014

No Santa Cecília, educador está em permanente processo de aprendizado. Na primeira reunião de Formação Continuada de 2014, a discussão se deu em torno de um tema da maior relevância: o uso das mídias digitais.

A reunião foi iniciada com um panorama interessante de como os educadores da Escola vêm se utilizando de novos recursos digitais em favor dos conteúdos. Um professor de cada nível apresentou um projeto, dando, assim, a dimensão do alcance do aprendizado através do uso de novas tecnologias.

As mídias foram ainda tema da palestra com a professora da UFC Luciana Lobo, que pesquisa sobre subjetividade, mídia e educação. Luciana discorreu sobre como a mídia incide no sujeito contemporâneo e como a subjetividade vai se constituindo na relação com o mundo, com o social e com o outro.

A pesquisadora levantou questões pertinentes sobre a diluição de fronteiras entre público e privado, que tem relação com a exposição exagerada de si e do outro. “Se tudo está postado, como falar em vida íntima? A escola precisa se reposicionar diante de tudo isso. As crianças e adolescentes fazem parte de uma geração da hiperconexão, da dispersão, enquanto nós apostamos na concentração. Então, ressignificar o lugar da aprendizagem, trabalhando um outro letramento, em outros suportes é muito interessante”.   

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.