Encontro Pedagógico 2021

Dia 15 de janeiro, das 8 às 11 horas, pelo Youtube da Escola. 
12/01/2021

EDUCAR – EDUCAR-SE

O princípio e as forças do recriar
Recriação talvez seja a palavra que nos define como educadores em um tempo tão atípico para todos nós. Olhando em perspectiva, percebemos nossas forças, porque os caminhos são trilhados em coletivo, cada um com sua singularidade e capacidade de superação.
O Encontro Pedagógico 2021 vai reunir pedagógico e administrativo de forma remota. Um desafio, já que os abraços do recomeço são uma marca muito importante. Mas continuaremos nos abraçando virtualmente. 
O encontro traz como tema “EDUCAR – EDUCAR-SE, o princípio e as forças do recriar”. Propomos um diálogo entre Educadores sobre dimensões do “Educar – Educar-se”, com o necessário aprimoramento da sensibilidade junto às forças criativas do ensinar-aprender, no chão e no céu da Escola.
A programação acontece no próximo dia 15 de janeiro de 2021, das 8 às 11 horas. Durante essa manhã, teremos a Acolhida com a Pastoral, a Palavra da Direção e uma conversa muito especial com Severino Antônio e Katia Tavares. O encerramento reserva uma surpresa: uma apresentação de jazz e blues.

Quem são os palestrantes:
SEVERINO ANTÔNIO 
Doutor em Educação pela UNICAMP, Severino Antônio se dedica, há mais de 40 anos, ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, além de trabalhar com Formação de Educadores e em encontros com famílias e comunidades. 
É Conselheiro do Instituto ALANA, no projeto "Prioridade Absoluta: a criança em primeiro lugar". Conselheiro do Instituto RUBEM ALVES. Foi o orador principal (keynote speaker) na tarde dedicada ao tema “O Futuro da Educação no Brasil”, na BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT, em Boston (EUA). Participou, como especialista, do filme-documentário e da série "O COMEÇO DA VIDA", dirigidos por Estela Renner.
Palestrante do CICLO EDUCAR HOJE, SESC-SP. Participou do CAFÉ FILOSÓFICO, da TV Cultura/ Instituto CPFL, exibido no dia 22/12/2019. Junto com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância, com imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças, que pertencem às fontes da arte, da literatura e da filosofia.

KATIA TAVARES
Mãe de três filhos, avó da Helena, casada faz 39 anos com Severino Antônio. Mestre em Educação, pedagoga, psicopedagoga, especialista em desenvolvimento cognitivo e aprendizagem mediada (Feuerstein). Tem formação em Pedagogia Waldorf e em Filosofia paras as crianças. 
Por muitos anos, foi professora e coordenadora de Ensino Fundamental. Assessora e psicopedagoga na Educação Infantil. Hoje, trabalha como Aconselhadora Biográfica, Psicopedagoga, dirige a TESSITURAS assessoria e consultoria em educação, ministra palestras, cursos e oficinas sobre educação e desenvolvimento humano. 
Autora, com Severino Antônio, de: O voo dos que ensinam e aprendem (Passarinho), A Poética da Infância – Conversas com quem educa as crianças (Passarinho), Uma Pedagogia Poética para as crianças e O Quase (Adonis).

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.