Encontro Pedagógico 2022

O evento traz como tema “Múltiplos olhares para a educação: desafios contemporâneos no cotidiano escolar”.
11/01/2022

Janeiro é o mês em que tradicionalmente abrimos a programação de formação dos nossos educadores, com o Encontro Pedagógico. É aquele momento tão esperado, quando nos encontramos depois da virada do ano. Em 2022, havia a expectativa de um evento presencial, mas as circunstâncias da pandemia mudaram os rumos da maré, no entanto, ainda assim, nosso encontro será instigante e motivador para mais um ano de grandes desafios.

Na palestra do primeiro dia de evento, as psicólogas Carla Weyne e Cláudia Weyne vão abordar a Comunicação Não Violenta (CNV), na perspectiva desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, de cultivar relações mais saudáveis por meio de uma comunicação baseada em empatia e honestidade.

A CNV pode contribuir com o processo de educação emocional, uma vez que ela possui ferramentas para ajudar a identificar as situações gatilho (estímulos) e oferece um caminho de autoconexão focado na identificação dos sentimentos e necessidades, o qual possibilita um maior autocontrole, escolhas conscientes sobre como reagir e abertura ao diálogo com o outro. A proposta da palestra é apresentar a Comunicação Não Violenta como uma ferramenta para a educação emocional, promovendo reflexões e a autopercepção dos educadores.

No dia 13, o professor Denys Sales, Phd em Tecnologias Educativas, propõe estratégias de difusão do uso de tecnologias educacionais aliadas a metodologias ativas, além de oferecer orientações e sugestões de como implementá-las em sala de aula, utilizando ferramentas digitais e materiais concretos como suporte no planejamento de suas coreografias didáticas.
 

PROGRAMAÇÃO

12/01
Quarta-feira – manhã
8h às 8h45 – Acolhida com a Pastoral
8h45 às 9h30 – Palavra da Irmã Patrícia
9h30 às 10h – Intervalo
10h às 12h – Palestra “A comunicação não violenta como uma ferramenta para a educação emocional", com as psicólogas Carla Weyne e Claudia Weyne

13/01
Quinta-feira – manhã
8h às 8h30 – Acolhida com a Pastoral
8h30 às 9h30 – Palestra "Coreografias didáticas com metodologias ativas", com o professor Denys Sales, Phd em Tecnologias Educativas
9h30 às 10h – Intervalo
10h às 12h – Continuação da palestra

Pelo meet.

Obs.: No dia 12/1, para setores Administrativo e Pedagógico; no dia 13/1, somente para o Setor Pedagógico.

PALESTRANTES

Carla Weyne
Psicóloga. Facilitadora de Comunicação Não Violenta e Facilitadora de Biodança. Pós-graduada em Educação Biocêntrica e Idealizadora do “Projeto Belas Palavras – comunicação e vínculo”.

Cláudia Weyne
Advogada Colaborativa e Mediadora Extrajudicial. Facilitadora em Círculos de Paz e Práticas Restaurativas. Pós-graduada em Processo Civil e Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. Coordenadora do Baldeia – Grupo de Estudo e Prática em CNV do “Projeto Belas Palavras – comunicação e vínculo”.

Denys Sales
Phd em Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal (2021), Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2010), Mestre em Computação Aplicada (UECE/IFCE/2005).

 

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.