História e arte - aula de campo

Alunos da Olimpíada de História Visitaram a exposição de Vincent Van Gogh.
18/12/2023

Visitar a exposição de Vincent Van Gogh, em cartaz em Fortaleza, é uma experiência imersiva que vai além da apreciação estética. Alunos da Olimpíada de História do Colégio Santa Cecília vivenciaram essa fruição de forma muito diferenciada e inovadora ao serem guiados por seus professores de História. É que a História perpassa todos os saberes, todas as ciências, todas as práticas, como explica o professor Paulo Airton, o PA: “Você só entende verdadeiramente um ofício, uma arte, uma ciência se analisar a história dessa ciência e como se desenvolve no mundo.”

Arte e História estão intrinsecamente ligadas porque são experiências do ser humano no seu tempo, seu olhar sobre o que está ao seu redor e foi historicamente construído pela civilização, pelo país em que vive. “Você não tem uma arte desligada do contexto. Não existe uma arte abstrata a ponto de não dialogar com a realidade de mundo daquele autor. Então, quando a gente mergulha na mente de um artista, para entender como ele representa o mundo, é também um exercício de empatia histórica, um mergulho na representação histórica daquele contexto”, detalha PA.

O que dizer de Van Gogh? “Ele tem uma inquietação e uma vida tão complexa, cheia de desconstruções e reconstruções, de demonstrações de como a sociedade pode ser, ao mesmo tempo, bela e cruel, como a vida humana pode ser angustiante e inspiradora, que fazer com que os alunos tenham coletivamente a experiência de imersão no universo dele é levá-los a entender que ali é mais do que um quadro. Tem valor não só estético, mas também filosófico, ético, histórico e cientifico. Tem valor de conhecimento para a prova e além da prova."

Notícias Relacionadas

São momentos de autoconhecimento, fé, fortalecimento da espiritualidade e união.
Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No laboratório, os alunos desenvolvem projetos desde a concepção até a execução final.